Na segunda-feira (29), no interior de São Paulo, um vazamento de oxigênio causou uma explosão na UTI neonatal do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS). O incidente aconteceu durante a noite, por um vazamento na régua do aparelho acplopado na parede.
Brevemente a Secretaria de Saúde do Estado, informou que a explosão não causou ferimento a nenhum paciente, bem como profissionais de saúde. Em suma, um pequeno incêndio se iniciou no local, e foi controlado por um profissional de saúde do CHS.
Entretanto, a Sinsaúde São Paulo, entidade que representa os profissionais de saúde na região, informou que alguns funcionários tiveram problemas de inalação do oxigênio e registraram o caso como acidente de trabalho. Sobretudo, a Sinsaúde destacou que os funcionários do CHS estão bem, e não informou o número de profissionais afetados pela inalação.
A UTI neonatal atende recém-nascidos. Todavia, com a explosão não houve qualquer problema estrutural que pudesse interferir nas atividades da ala.
38 bebeês foram retirados da ala
A direção do CHS informou que 38 bebês foram retiradas na UTI neonatal logo após a explosão, e levadas para outras duas alas do hospital. Sobretudo, nenunhum dos bebês tiveram ferimentos, bem como o tratamento interrompido.
“Os bebês foram remanejados para dois setores, um é a UTI pediátrica e o outro para uma ala da enfermaria da pediatria que foi transformada em UTI. Toda a questão de transferência foi feita com protocolos de segurança e todos os familiares foram avisados”, disse a direação do CHS.
Por fim, a direção do hospital informou ainda que no prazo de uma semana a UTI deverá estar em funcionamento, e que reparos serão feitos na estrutura. Entre os reparos está previsto uma manutenção na rede eletrica preventiva para evitar novos princípios de incêndio e explosão.
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.