Um funcionário de uma empresa metalúrgica em Sorocaba, interior de São Paulo, teve os braços prensados durante uma ação de trabalho.
O caso aconteceu na empresa Edscha, na quarta-feira, dia 2 de agosto. Ele foi contratado para coordenar o setor de injetora da empresa e, durante a configuração da máquina, teve um dos braços prensado pela máquina e sofreu fratura exposta. O trabalhador foi socorrido imediatamente, conforme informações do Sindicato da Categoria.
De acordo com informações preliminares fornecidas pelo coordenador do Comitê Sindical da Edscha (CSE), Newton Alberto Fernandes Pereira (Mineiro), o trabalhador precisou fazer uma cirurgia no Hospital Samaritano e seu quadro é estável.
Os membros do CSE da Edscha e a diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba (SMetal) estão em contato com o trabalhador e acompanhando de perto a investigação do acidente. Inclusive, a entidade cobrou a abertura da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), que será realizada pelo departamento de Recursos Humanos por se tratar de um prestador de serviço.
“Estivemos com o trabalhador nesta quinta-feira, 3, para entender melhor como ocorreu o acidente e colocando a nossa entidade à disposição. Ele passa bem, mas teve fratura exposta e precisou colocar alguns fixadores no braço”, conta.
Segundo o dirigente, a empresa está arcando com todos os custos médicos e aguarda a perícia no local de trabalho para apurar o ocorrido. O Sindicato está em contato com técnico de segurança e pronto para acionar os órgãos responsáveis pela fiscalização.
Acidentes de trabalho na região
O incidente na Edscha aconteceu uma semana depois da morte de um metalúrgico da CNH Industrial, vítima de acidente de trabalho no dia 27 de julho, data em que se celebra o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes. Ele foi prensado por uma máquina agrícola no setor de testes e não resistiu aos ferimentos.
Dois meses antes, no dia 25 de maio, outro acidente grave ocasionou a morte de um trabalhador de 22 anos, na empresa Vicfer, do Grupo Metalvic, em Araçariguama. Enquanto ele transportava um galão com álcool, teve 75% do corpo afetado por queimaduras de 2º grau e ficou internado por 18 dias antes de ir a óbito.
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.