Um recente levantamento do site Repórter Brasil, divulgou que a água potável da cidade de Itu, interior de São Paulo, não é tão potável assim
Um estudo mostrou que 22 agrotóxicos foram encontrados na água que é servida a popular na rede geral de abastecimento. Dos agrotóxicos encontrado em análise feita ao longo do ano de 2022, parte deles causa câncer.
O assunto repercutiu por Itu e demais cidades da região. Além da Itu, o site Repórter Brasil também analisou a qualidade de água da cidade de Salto e Indaiatuba e o mesma substancia foram encontradas no sistema de abastecimento.
Brevemente em nota A CIS Itu disse que Jornal Correio do Interior que faz regularmente o monitoramento da qualidade de água que os moradores de Itu consomem e usam, seguindo recomendações do Ministério da Saúde.
Em suma, a CIS Itu garantiu que a qualidade de água tratada pela companhia está sendo dos padrões de qualidade nacional.
Já o SAAE de Salto disse que obedece todos os paramentos de qualidade da portaria 888/2021, do Ministério da Saúde. Além disso, a companhia analisa regularmente a qualidade de água de todas suas estações de tratamento.
Por fim, o SAAE Salto destacou que os laudos final da qualidade de água é publicado no site da companhia na cidade. O SAEE de Indaiatuba não quis falar sobre.
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.