Conforme o Censo do IBGE, atualizado neste ano de 2023, a população de idosos de Sorocaba, cidade do interior de São Paulo, registrou aumento de 78% no número de idosos desde 2010, o que deixa a Prefeitura em alerta para criar leis que beneficiem esta classe etária.
No entanto, esta é uma tendência que o IBGE registrou em várias cidades brasileiras, onde o número de idosos já supera o de adultos, jovens e crianças, o que mostra que nos próximos anos, a população brasileira envelhecerá mais.
Segundo o Censo 2022, Sorocaba possui 114769 idosos, 78% a mais em relação ao último Censo, que ocorreu em 2010, sendo que a maioria é composta por mulheres.
Confira outras notícias:
Por que há mais idosos em Sorocaba?
Primeiramente, é importante destacar que Sorocaba está dentro dos padrões das demais cidades do Mundo, onde os casais não desejam mais ter filhos e onde as políticas públicas beneficiam um aumento da taxa se longevidade.
Logo, isso faz com que Sorocaba fique a cada dia mais velha e com menos jovens, o que impacta diretamente na Economia e nas políticas de Previdência Social.
Em nota, a Prefeitura de Sorocaba destacou ao Correio do Interior que a cidade conta com vários Centros do Dia do Idoso, que dá mais Saúde e proporciona empregabilidade aos mais velhos, além do Clube do Idoso, que permite uma maior ressocialização entre eles.
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.