O mês de abril começa nesta segunda-feira (01), e em linhas gerais, costuma ser um mês onde não chove e as temperaturas ficam mais amenas. Assim deve ser o tempo neste mês na maioria das cidades do Estado, como Sorocaba, São Roque, de calor e ar seco.
Sobretudo, abril costuma ser um mês onde o Estado recebe as primeiras ondas de frio intenso do ano, onde as madrugadas e noites ficam amenas e as tardes agradáveis, como é típico do outono no Sudeste brasileiro.
No entanto, segundo os sites Climatempo e MetSul, o mês ainda será marcado pelo fenômeno El Nino, mas com previsão para se encerrar no final deste mês, com previsão de neutralidade a partir de maio.
Deste modo, espera-se que este mês ainda seja quente, como é comum em tempos de El Nino, mas seco, com poucas chuvas.
Confira outras notícias:
Previsão para abril no Estado de São Paulo
- Chuvas:
Em relação às chuvas, São Paulo terá índices dentro da média nas regiões de Bauru, Marília, Presidente Prudente, e Registro, influenciado pelo clima do Mato Grosso do Sul e do Paraná, que terão chuvas também dentro da normalidade.
Já para as regiões de Campinas, Sorocaba e Ribeirão Preto, as chuvas serão um pouco abaixo da média, já típicas da estação, e nas regiões da Grande SP, Vale do Paraíba, divisa com MG e Baixada Santista, previsão de chuvas muito abaixo da média.
Para o final do mês, a MetSul prevê que todo o Estado de SP tenha chuva muito abaixo da média, já se preparando para maio, mês que menos chove nesses locais.
- Temperaturas:
Por fim, por conta do El Nino, as temperaturas ficarão acima da média em todo o Estado, mas segundo o Climatempo não há previsão de ondas de calor iguais às vistas no verão, pois o fenômeno no Oceano Pacífico já está enfraquecido e não afetará tanto o clima no Estado, principalmente no final do mês, onde se espera máximas e mínimas mais condizentes com a estação.
OBS: Todas as informações obtidas nesta reportagem podem ser encontradas nos sites Climatempo e MetSul Meteorologia, logo não é de responsabilidade do Correio do Interior se elas estarão erradas ou se não acontecerão da mesma forma como ditas neste texto.
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.