Inaugurado em dezembro de 2019, o Aeroporto Catarina (SBJH), do grupo JHSF, simplesmente conhecido como Aeroporto de São Roque, mudou muito em quatro anos.
Quando inaugurado, o aeroporto tinha apenas 1 pista. Agora o terminal aéreo para voos particulares, tem uma segunda pista. Além disso, o aeroporto tinha apenas dois hangares, agora passa a contar com 12.
Brevemente a JHSF informou a coluna “O Informante”, que uma pista auxiliar também está sendo construída, para facilitar os pousos e decolagens internacionais. Muitas pessoas não sabem, mas o popular Aeroporto de São Roque, é internacional e frequentemente opera voos para diferentes regiões do mundo.
Em suma, cerca de 71 milionários usaram os hangares do Aeroporto catarina para guardar diferentes aeronaves, entre jatos, aviões de pequeno porte e helicópteros.
“Ainda estamos passando da metade do tamanho que o aeroporto deve ter quando ficar mais maduro”, diz Thiago Alonso CEO da JHSF, empresa que administra o Catarina.
Pista do Aeroporto Catarina e serviços
A pista tem 2,4km – 500m a mais que Congonhas e Campo de Marte, permitindo o pouso de jatos executivos de longo alcance, como o novo Falcon 10x, que tem autonomia para voar de São Paulo para qualquer ponto das Américas, África, Europa e Oriente Médio.
A capacidade de operação pode chegar a 200 mil voos por ano. Atualmente, recebe em torno de 800 por mês, sendo em torno de 15% internacionais. O local busca oferecer todos os serviços que um dono de avião precisa, como combustível, manutenção e hangares para estacionamento.
Além disso, o Aeroporto catarina também conta com um mega restaurante de luxo, da rede Fasano.
Aeroporto pensado para oferecer facilidade e comodidade
Em suma, o Aeroporto foi planejado para oferecer facilidade aos clientes. O aeroporto foi pensado para que os viajantes consigam entrar e sair facilmente, sem perder tempo em filas ou burocracias. Em vez de ter de ir ao aeroporto uma ou duas horas antes do voo, pode-se chegar minutos antes da decolagem.
“O usuário da aviação executiva quer muita agilidade para chegar no aeroporto e decolar, e para pousar, sair do avião e entrar no carro ou helicóptero e ir para casa”, diz Alonso.
Contudo, para quem vai viajar para fora do Brasil o terminal tem um posto de controle de passaportes e de entrada e saída do país, e segue os procedimentos dos outros terminais internacionais do Brasil.
A facilidade do terminal é tão útil que em maio de 2022 o bilionário, o empresário Elon Musk pousou no Aeroporto Catarina, vindo com seu Jato do Texas, nos EUA, para uma visita com o então presidente Bolsonaro em Porto Feliz.
Concorrente de longa distância…
Apesar de ter sido o primeiro terminal privado dedicado à aviação executiva, o Aeroporto Catarina terá em 2024 um grande concorrente do setor. O Antares Polo Aeronáutico, localizado na região metropolitana de Goiânia, promete acabar com a exclusividade do Aeroporto Catarina.
O Antares terá 209 hectares de área e uma pista de 1,8 km, além de 654 mil m² de hangares. Por estar no centro geográfico do Brasil, numa região que concentra 20% das aeronaves do país, o empreendimento pretende ser um grande hub da aviação executiva nacional.
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.