Leon, Sawidi, Jahari e Ayô, quatro gorilas machos, são os mais novos moradores do Animália Park. Da subespécie GorillaGorilla Gorilla, também conhecida como gorila ocidental, o pai e os três filhos foram trazidos do Zoológico de Belo Horizonte.
Essa espécie de gorila está na lista de animais ameaçados, em risco ou em perigo de extinção, conforme a Lista Vermelha da IUCN. Por este motivo, técnicos da European Association of Zoos and Aquaria (Sociedade Europeia de Zoológicos e Aquários, EAZA, em inglês) visitaram o Animália Park, que é referência em conservação e preservação das espécies, e escolheram o parque como nova casa para os gorilas.
Os três filhos de Leon estão entrando na fase reprodutiva, ou seja, em breve, eles começariam a disputar as fêmeas, por serem animais com comportamento reconhecidamente territorial. Visando à proteção, a antecipação às disputas e diante do espaço de mais de 2600 metros quadrados, oferecido pelo Animália Park, a transferência foi feita.
Leon, Sawidi, Jahari e Ayô comem cerca de 40 quilos de alimentos por dia (quatro refeições), entre legumes, hortaliças e ração específica para gorilas. Alguns itens da dieta são abóboras, cebola, pimentão, acelga, couve-flor, chuchu, pepino, berinjela, nabo e batata-doce.
“Preparamos um recinto de 2.650 m², um dos maiores do mundo, para receber os animais, que já estão adaptados. Devemos receber fêmeas para integrar o grupo e, assim, dar continuidade ao programa de conservação das espécies”, explica o CEO do Grupo ExpoAqua, Anael Fahel.
Leon nasceu em Israel e chegou ao Brasil com 15 anos. No Zoológico de Belo Horizonte (MG) conheceu Lou Lou, uma gorila que veio da Inglaterra. Juntos, tiveram Sawidi que, atualmente, está com nove anos, e Anaya, uma fêmea de 6 anos. Jahari, 9 anos, e Ayo, 7 anos, são filhos de Leon com Imbi, também da Inglaterra. As mães continuam em Belo Horizonte.
Leon é um gorila silverback, reconhecível pelas costas cinza-prateada que indicam seu status de líder e macho predominante do grupo. Como “chefe”, ele é reverenciado pelos demais gorilas, que demonstram respeito por sua autoridade. Leon desempenha um papel crucial na proteção e supervisão de sua família, mantendo um olhar atento e protetor sobre os filhotes.
Confira outras notícias:
Animália Park
O parque é dividido em três áreas: Animália Diversão, Animália Reserva e Forest Animália. O Animália Diversão tem 11.793 metros quadrados. São 17 atrações para toda a família em uma área indoor com 7.4713 metros quadrados. O parque tem brinquedos que agradam todas as idades, como montanha-russa, carrossel, barco viking, tirolesa, teleférico, entre outras opções.
Já o Animália Reserva é um espaço com mais de 300 mil metros quadrados dedicados à conservação e proteção animal e ambiental, integrando programas nacionais e internacionais. O passeio no Reserva é dividido em áreas que representam os continentes Africano, Americano, Asiático, Oceania, além de um aviário (Animália Forest) e Fazendinha Animália.
O Animália Forest tem 10 mil m², 654 aves de 112 espécies diferentes, onde o visitante tem contato direto com os animais que ficam totalmente soltos. É um dos maiores viveiros da América Latina.
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.