Na hora de fazer um arroz ou feijão fresquinho par almoço, ou jantar, muitas pessoas usam a cebola ou o alho como tempero principal. Eu especificamente adoro usar o algo para dar aquele sabor marcante e com adora impar tanto no feijão, como no arroz.
Na coxinha, em questão de temperos, o alho da para ser usado em basicamente muitas receitas e pratos. O preço do alho muitas vezes se torna um vilão, fazendo com que muitas pessoas deixem de comprar a conhecida cabeça de alho e usei os temperos processados de alho.
O preço dos temperos de alho processados é na maioria das vezes, a depender do supermercado, acessível, mas o sabor não é tão bom, tem mais aroma do que sabor e concentra muitos conservantes e sal.
Como alternativa para essas duas situações, da para criar seu próprio alho em pó caseiro. A vantagem é que rende, o sabor e aroma do alho é sempre fresco e acaba sendo mais saudável, sem qualquer conservante em seu preparo.
No passo a passo a seguir você vai ver como é fácil fazer o seu tempero de alho em pó e quem sabe até vender, fazer uma renda a extra. Mas uma coisa é garantida, o resultado é sensacional e você não vai mais comprar temperos de alho no supermercado.
Confira outras notícias:
Como fazer alho em pó caseiro
Para preparar o alho em pó você é quem decidi qual a quantidade a ser usada de dentes de alho. Geralmente a quantidade depende do quanto você usa o tempero para cozinhar. Porém, recomenda-se utilizar pelo menos quatro cabeças de alho para dar um bom rendimento.
Processo de elaboração
- Comece separando os dentes de alho
- Teremos que triturar os dentes, isso pode ser feito com ou sem a casca. A casca, entretanto, contém nutrientes valiosos.
- Use um processador para triturar os alhos, se não tiver um, pode usar um liquidificador.
- Após triturar, pega a massa que foi gerada e espelhe em uma assadeira.
- Leve ao forno em temperatura alta (entre 180ºC e 200ºC) por cerca de 40 minutos. Ao retirar do torno por esse tempo, veja se o alho está seco e dourado. Fique de olho para não queimar.
- A última etapa de preparo é deixar esfriar, colocar novamente no liquidificador ou processador e triture até obter um pó fino.
- Para ficar um pó mais fino, pode passar ele em um peneira.
Armazenamento e uso
Esse tempero tem validade de 90 dias (Três meses), se armazenado em um pote totalmente fechado sem que tenha contato com umidade. Em suma, da para suar o tempero para saladas, carnes, farofas, ou qualquer receita salgada.
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.