Aproximação de nova frente fria pode provocar chuva no estado de SP; saiba quando

Aproximação De Nova Frente Fria Pode Provocar Chuva No Estado De Sp; Saiba Quando

Uma nova frente fria deve tomar conta do Estado de São Paulo, prometendo trazer alívio para o interior, que tem enfrentado calor extremo nesta semana. Os serviços de meteorologia destacam que o impacto dessa frente será breve, mas deverá provocar chuvas na região.

Onde terá chuva e temporais no interior de SP?

De acordo com o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, a nova frente fria avança pelo Sul do país na segunda-feira (30), e se aproxima do estado de São Paulo. Ainda hoje, o sistema trará umidade para o oeste paulista, principalmente nas regiões de Presidente Prudente e Araçatuba. Nesses locais, as nuvens que se formarem à tarde poderão se desenvolver e gerar pancadas de chuva isoladas no fim do dia.

Além disso, os ventos começarão a se intensificar no período da tarde, especialmente no oeste de São Paulo, com rajadas que podem atingir entre 50 km/h e 60 km/h. Esses ventos podem favorecer a propagação de focos de queimadas e dificultar o combate ao fogo.

Na madrugada de sexta-feira (27), à medida que o sistema atinge o estado, ele perde força e segue em direção ao litoral ao longo do dia. Mesmo assim, poderá causar chuvas isoladas, com pancadas ou temporais ocasionais, principalmente nas regiões central, sul e leste do estado, incluindo as cidades de:

  • Campinas;
  • Piracicaba;
  • Sorocaba;
  • Registro;
  • Itapeva;
  • São Carlos;

Até o momento, o Cepagri não prevê chuvas volumosas ou distribuídas de forma uniforme. Nas regiões de Itapeva e Registro, as chuvas podem ocorrer pela manhã, enquanto em outras áreas, apenas a partir da tarde.

A previsão indica que os próximos dias seguirão com temperaturas elevadas em quase todo o estado. O impacto da frente fria será passageiro, concentrando-se principalmente no litoral, Vale do Paraíba, Região Metropolitana de São Paulo, Sorocaba e Itapeva.