Ar seco de deserto toma conta de São Roque em onda de calor até 16 de outubro

Ar Seco De Deserto Toma Conta De São Roque Em Onda De Calor Até 16 De Outubro
Foto De Tempo Seco Em Meio A Onda De Calor De Parte Da Cidade De São Roque – 4 De Setembro 2024. Igor Juan – Correio Do Interior.

Em meio a onda de calor que predomina na microrregião de São Roque, formada pelas cidade de Mairinque, Araçariguama, Alumínio e Ibiúna, muitas pessoas tem percebido e sentido na pele os efeitos do calor, que sobretudo chegou a região com ar seco, com clima de deserto.

Um breve levantamento do Jornal Correio do Interior juntamente com serviços de meteorologia nesta quarta-feira (03/09), mostrou que a umidade do ar pode em São Roque tem uma variação entre 20% e 12%, com algumas regiões abaixo dos 12%, segundo o Climatempo. Como comparação, no deserto do Saara, a média de umidade pode variar entre 14% e 20%.

Já a qualidade do ar está em 49% qualidade do ar aceitável para a maioria das pessoas. No entanto, grupos sensíveis podem apresentar sintomas leves a moderados em caso de exposição prolongada. Neste percentual de qualidade do ar, partículas de poluentes inaláveis com um diâmetro de menos de 2,5 micrômetros podem entrar nos pulmões e na corrente sanguínea, resultando em graves problemas de saúde. Os problemas mais agravantes ocorrem nos pulmões e no coração.

Sinais de qualidade de ar ruim em meio a tempo seco

Com o tempo seco e qualidade do ar ruim as pessoas mais sensíveis a essa condição climática pode ser:

  • Tosse ou dificuldade de respiração,
  • Agravação da asma;
  • Desenvolvimento de doenças respiratórias crônicas.

Recomendações de cuidados

  • Hidratar-se: Beber bastante água, suco natural e água de coco, ou consumir frutas como abacaxi, laranja, morango, melão e melancia.  
  • Evitar banhos quentes: A água quente pode remover os óleos naturais da pele.  
  • Usar umidificadores: Manter os ambientes umidificados, principalmente à noite, pode ajudar a combater o ressecamento da pele.  
  • Lavar os olhos: Use soro fisiológico ou colírio de lágrima artificial.  
  • Evitar exercícios ao ar livre: O Ministério da Saúde recomenda evitar exercícios físicos ao ar livre entre 10 horas da manhã e quatro da tarde.  
  • Manter a casa limpa e arejada: Evite itens que podem acumular pó, como bichos de pelúcia, carpetes, tapetes e cortinas.  
  • Dormir em local arejado: Dormir em local arejado e umedecido pode ajudar a ter uma noite de sono tranquila. 

Até quando vai a onda de calor?

De acordo com serviços de meteorologia ao Jornal Correio do Interior, a alta temperatura, mais claramente falando – a onda de calor, deve se se estender até meados da segunda quinzena do próximo mês em algumas regiões do país, ou seja deve terminar em outubro, especificamente até o dia 16.