O Brasil iniciou o ano de 2025 sob alerta de um novo vírus que está em circulação na China e causando a superlotação de hospitais chineses. Esse novo vírus chamado de metapneumovírus humano (HMPV), surge cinco anos depois do mundo enfrentar uma descontrolada infecção do vírus covid-19, que causou a morte de inúmeras pessoas mundialmente.
De acordo com o Instituto Nacional de Controle e Prevenção de Doenças Transmissíveis o novo vírus teve um aumento repentino durante o inverno chines e desde então passou a monitorar os casos.
Confira outras notícias:
Brasil está em alerta com novo vírus
Em suma, o caso tem se tornando destaque em em muitos jornais e canais de TV tanto da China, bem como de outros países, o que tem gerado um alerta ao Brasil a partir de canais de comunicação. A Organização Mundial da Saúde (OMS) entretanto não declarou emergência e muito menos tem falado sobre o novo vírus. Já o governo chinês iniciou ações para monitorar os casos e monitorar países vizinhos, como Hong Kong, Camboja e Índia.
Vale destacar que o vírus HMPV surgiu na China inicialmente há 24 anos – 2001 e é facilmente transmitido por gotículas respiratórias e geralmente causa sintomas leves a moderados, como tosse e congestão nasal, mas pode chegar a quadros graves em crianças pequenas e idosos. A única diferença é que HMPV não infecta animais, como a covid.
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.