Segundo um levantamento do Instituto Pet Brasil, o número de pessoas que compram peixes de estimação cresceu muito em 2023, com cerca de 21 milhões de espécies vendidas nesses últimos 5 anos.
Isso porque um peixinho de estimação é mais barato do que um cachorro ou um gato, além de demandarem menos cuidados. Além disso, diversos estudos internacionais comprovam que os peixes possuem qualidades terapêuticas, ajudado a aliviar o estresse do dia-a-dia.
Sobretudo, esta nova tendência fez com que surgissem diversas lojas especializadas em produtos para peixes, além de aquários com inúmeras variações de decoração em todo país de vários tamanhos, além de terem rações para diversas espécies de peixes.
Confira outras notícias:
Tipos de peixes de estimação e dicas de como cuidar deles
Primeiramente, os peixes mais comuns para se ter de estimação são o:
- Beta;
- Platis;
- Tetra Neon;
- Molinésia Negra;
- Peixe-Cirurgião;
- Peixe-Palhaço;
- Peixe-Anjo, entre outros.
As principais características dessas espécies são seus tons de escamas que são coloridos e brilhantes e o seu tamanho, sempre pequeno que cabe perfeitamente em um aquário.
Caso você tenha interesse em comprar um peixe de estimação, veja dicas de como cuidar deles:
- Faça a manutenção da água regularmente- Para evitar acúmulo de poeira ou de dejetos do peixe, além de algas e bactérias, o recomendável é a cada semana ou mês trocar a água do aquário, jogar cloro e esperar 2 dias até que as impurezas saiam.
- Comprar um aquário respeitando o limite de peixes que ele comporta- Encher um aquário com mais peixes do que o recomendado atrapalha o processo de limpeza e há risco de que eles se reproduzam e fiquem muito apertados no local.
- Compre um filtro adequado para o aquário e limpe-o também a cada mês- O filtro ajuda a deixar a água do aquário sempre limpa e é o responsável por manter os níveis de oxigênio constante para que os peixes não morram sufocados.
- Não misture as espécies de peixes- Uma cosa que poucos sabem é que há espécies de peixes que são carnívoras e costumam comer outros peixes para se alimentar. Logo, opte por comprar peixes que são da mesma espécie.
- Siga as orientações do dono da loja- Ao comprar um peixe de estimação, o dono da loja lhe passará as informações sobre como alimentá-lo e como cuidar dele da melhor forma.
Você também pode gostar de:
Gabriel Kazuo Sato se formou em Jornalismo pela ESAMC em 2017 e mesmo sendo portador de deficiência auditiva, visual e facial, nunca deixou que isto atrapalhasse sua dedicação e empenho nas tarefas. Já produziu inúmeras pautas de Esportes, Famosos, Cidades, conteúdo Evergreen, Politica e Saúde. Na faculdade, trabalhou na Agência Bagagem como estagiário no setor de Redação Publicitária.