A Prefeitura de Campinas anunciou, na noite desta terça-feira (26), que usará mosquitos geneticamente modificados para combater a Dengue na cidade.
Segundo o poder público, a ideia é usar mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia, para diminuir os casos desta que é a terceira epidemia de Dengue mais forte desde 1998 na cidade.
Sobretudo, a ação tem aval da secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, bem como do Ministério da Saúde, que já aprovou o uso deste mosquito no Rio de Janeiro e em Minas Gerais.
Em resumo, a Wolbachia é uma bactéria que infecta somente mosquitos e cujo principal efeito no organismo desses animais é inibir a transmissão do vírus da Dengue para humanos.
Sobretudo, esta medida faz parte do pacote implementado após Campinas decretar estado de emergência por conta da doença, que já matou quatro pessoas desde o começo do ano.
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.