Os casos de dengue em São Carlos, interior de São Paulo, tem gerado um sinal de alerta com cerca de 14 mil casos de dengue e 4.203 mil confirmados. Esses números são apenas do primeiro semestre de 2024 (Período de janeiro a junho).
Dos 4 mil casos, 3.577 mil são autóctones e 423 importados, ou seja, contraídos em outra cidade ou região que não seja São Carlos. Para Chikungunya foram registradas 104 notificações, com 66 casos descartados, 02 positivos, sendo 1 autóctone e 1 importado e 36 aguardando resultado de exame.
Para Zika foram registradas 17 notificações, com 16 casos descartados e 01 aguardando resultado de exame e para Febre Amarela foram registradas 3 notificações, com 2 casos descartados e 1 aguardando resultado de exame.
Confira outras notícias:
Casos de dengue em São Carlos – comparação com dados de 2023
Em breve levantamento, o Jornal Correio do Interior pode notar que os números de 2024, são basicamente os mesmo do ano anterior – 2023, para o mesmo período.
Em 2023 foram registradas 4.025 notificações, já o número de casos confirmados, foi de 726 casos positivos, sendo 620 autóctones e 106 importados. Para Chikungunya foram registradas 153 notificações, com 140 casos descartados, 05 positivos, sendo 01 autóctone e 04 importados. Para Zika foram registradas 108 notificações, com 108 casos descartados, além de dois casos de febre-amarela, que foram descartados em análise.
Como se prevenir da dengue
Constantemente jornais, canais de TV e até mesmo o poder público orienta as pessoas cobre como manter os cuidados e evitar a proliferação do mosquito-da-dengue, mas nunca é demais repassar as orientar e dar um checklist em sua casa para saber se exite um criadouro ou possível criadouro na sua casa.
Em suma, os cuidados são:
- Atente-se aos vasos de plantas;
- Livre-se de objetos que acumulam água;
- Armazene garrafas da forma correta;
- Evite a contaminação de calhas e caixas-d’água;
- Higienize recipientes que armazenam água;
- Tenha cuidado com o lixo, para evitar que os sacos ou recipientes, como latas, baldes, acumule água.
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.