A CBA, Companhia Brasileira de Alumínio, e atual gestora da Represa de Itupararanga, realizou um teste das sirenes de emergência da barragem, nesta segunda-feira (16).
Segundo a CBA, os testes seguirão até o final desta semana, em preparação para outra simulação de emergência que acontecerá em novembro.
Em nota ao Jornal Correio do Interior, a autarquia informou que os moradores não precisam se preocupar, pois este procedimento é apenas um teste padrão para saber se as sirenes estão funcionando como deveriam.
No entanto, a CBA disse que a população que mora em Votorantim deve se preparar para o grande teste que acontecerá no dia 7 de novembro, onde haverá uma simulação de evacuação de emergência.
Por que a CBA realiza tantos testes de segurança na Represa de Itupararanga?
Primeiramente, a CBA realiza esses testes periodicamente, para evitar que desastres como aconteceram em Minas Gerais, alguns anos atrás, nas cidades de Mariana e Brumadinho, onde 2 barragens se romperam e mataram centenas de pessoas.
Tal situação se tornou mais urgente no começo deste ano, após uma ameaça de vertimento da barragem, que assustou moradores de Sorocaba e Votorantim.
Sendo assim, a CBA investiu pesadamente na questão da Segurança, instalando sirenes para aviar se a barragem pode estourar ou não, além de protocolos de evacuação de moradores que moram perto da represa.
Por fim, todos os moradores que são vizinhos da Represa Itupararanga realizam testes frequentes de evacuação, principalmente nesta época do ano, onde as chuvas aumentam e a vazão da represa costuma subir acima do limite.
Gabriel Kazuo Sato se formou em Jornalismo pela ESAMC em 2017 e mesmo sendo portador de deficiência auditiva, visual e facial, nunca deixou que isto atrapalhasse sua dedicação e empenho nas tarefas. Já produziu inúmeras pautas de Esportes, Famosos, Cidades, conteúdo Evergreen, Politica e Saúde. Na faculdade, trabalhou na Agência Bagagem como estagiário no setor de Redação Publicitária.