Você por algum acaso já ouviu falar que a conhecida e popular cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, também é conhecida e considerada a ‘‘Califórnia brasileira”? Se a resposta for NÃO, o Jornal Correio do Interior te explica o motivo:
Primeiramente, tudo começou na década de 90, quando Ribeirão Preto passou a ser uma muito importante do interior de São Paulo, antes do crescimento de Sorocaba e Campinas. Isso devido ao seu PIB – Produto Interno Bruto, que até os dias atuais, é um dos maiores do Brasil, conforme dados do IBGE – Instituto de Geografia Estatística.
Além disso, naquela época, o agronegócio chegava na cidade em grande escala, gerando empregos e oportunidades de novos negócios em ambos setores, tanto da indústria, bem como comercio. O que levou jornalistas a compararem Ribeirão com a Califórnia nos Estados Unidos, que também gera muita oportunidade de negócios. Outras duas situações que deram a Ribeirão Preto o apelido de Califórnia Brasileira, é o calor extrema como da Califórnia, bem como pode ser badalada, uma cidade que muitas pessoas buscam conhecer ou viver, como a Califórnia.
Há relatos de moradores da cidade que a consideração ”Califórnia Brasileira” foi denominada inicialmente pelo jornalista Ricardo Kotscho, que na época trabalhava no Jornal do Brasil e que ficou encantado com o desenvolvimento econômico do município, após uma breve visita à cidade para produção de uma pauta ao jornal em março de 1987.
Logo, muitos canais de televisão e programas de entrevista e agronegócio a época, como, por exemplo, o Globo Repórter, passaram a falar do município paulista e usarem a expressão. Desde então a consideração é vista como um título de orgulho aos moradores da cidade. Esse título também é reconhecido pelo Google de modo oficial. No buscador mais usado do mundo, bem como no Brasil, se você pesquisar pelo termo, automaticamente ele dar resultados relacionados a cidade e que não citem o termo de busca.
O que fazer em Ribeirão Preto?
Para quem não conhece a cidade e está planejando conhecer a Califórnia brasileira, seja para uma rápida passagem ou um período mais longo, listamos alguns pontos que achamos interesse a ser visitado na cidade.
Existem diversos pontos turísticos em Ribeirão Preto, alguns que exigem gastos e outros não como:
Parque Doutor Luiz Carlos Raya, que tem uma área de 40 mil metros quadrados, com muitas árvores, estando localizado em uma antiga área de mineração do basalto. O parque ainda tem lagos, cachoeiras e pistas para caminhadas.
Museu do Café em Ribeirão Preto. O museu do café de Ribeirão Preto tem exposto e sobretudo, mantêm guardado, peças importantes que demostram a história do cultivo de café no Estado de São Paulo.
Quem for ao local tem acesso a muita informação, com acervo formado por grandes esculturas, carros de boi, máquinas de produção de café, além de fotos do período áureo do café na região.
Brevemente também podemos citar o Jardim Japonês a ser visitado, que possui muitos lagos, pontes, quiosques e plantas ornamentais que remetem à cultura oriental.
Distância de São Paulo a Ribeirão Preto
Se for à cidade de carro ou até mesmo de Ônibus, a distância é de 300 quilômetros da Capital. O tempo de viagem é de 4 horas, pela Rodovia Governador Dr. Adhemar Pereira de Barros (SP-340).
Já para quele que não querem pegar estrada, da para embarcar em um avião em São Paulo e pousar no Aeroporto de Ribeirão Preto – Aeroporto Estadual de Ribeirão Preto – Doutor Leite Lopes. Vale destacar que o aeroporto da cidade é o quarto maior do estado, sendo superado apenas pelo de Guarulhos, Congonhas e Viracopos em Campinas. Por mês o terminal atende 48 mil passageiros, conforme dados públicos da Rede VOA, administradora da concessão do aeroporto.
Do aeroporto de Ribeirão, da para ir para diferentes lugares do Brasil como:
- Salvador;
- Rio de Janeiro;
- Porto Alegre;
- Campinas;
- Maceió;
- Brasília;
- Curitiba;
- Natal;
Você também pode gostar de:
Altruísta, vigilante de 41 anos é morto na Raposo Tavares ao parar carro para ajudar vítima de acidente
Esse arroz de forno suculento e delicioso, fácil de fazer, pode ser servido até na ceia de natal
Viação Cometa facilita e passa oferecer viagens de São Carlos para Aeroporto de Guarulhos com passagem a R$ 121
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.