Uma pequena e pacata cidade do interior de São Paulo, pode deixar de existir em poucos anos e ser engolida, devido a um grande problema que a prefeitura da cidade corre contra o tempo para resolver.
Trata-se da cidade de Lupércio, município que fica próximo à conhecida cidade de Marília, no interior de São Paulo, localizado a 500 quilômetros da Capital.
A cidade com território de área de 155,025 km² tem cerca de 4 mil moradores, e todos eles estão preocupados com a possível extinção da cidade. Ocorre que uma cratera gigante, sendo uma voçoroca com mais de 300 metros de comprimento e 15 de profundidade e 25 de diâmetro, está crescendo em uma região da cidade e assim, podendo engolir imóveis, ruas, avenidas.
Brevemente ao que informado ao Jornal Correio do Interior, a Defesa Civil da cidade, informou que a evolução da cratera tem sido “ativa nos últimos meses” e vem sendo provocada” pelo escoamento hídrico.
Confira outras notícias:
Cidade de Lupércio é ameaçada de ser engolida há 17 anos
A cratera surgiu no ano de 2007 e desde então passou a crescer piorando em períodos de chuva. Agora, a erosão cresce rumo à principal via da cidade, a Avenida Santo Inácio. A Prefeitura da cidade acionou o Governo do Estado pedindo ajuda, que ainda não se pronunciou sobre. Ainda conforme a Prefeitura, estima-se que o problema tem surgido a partir de uma galeria pluvial da cidade, que leva um volume excessivo de umidade ao terreno de solo arenoso, causando a erosão.
Em suma, a Prefeitura pede que o Governo do Estado de a população local uma ajuda ao problema, pois não tem condição própria em questão de equipamentos e ação financeira de resolver o problema.
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.