Em São Roque, um morador do bairro Vila Nova, teve que ser hospitalizado após comprar diversas coxinhas de uma popular padaria de São Roque e surpreendentemente encontrar larvas no salgado que é um dos mais vendidos na padaria que mantém outras duas unidades na cidade.
O cliente que pediu para não ser identificado, disse que comprou cerca de quatro salgados, sendo três coxinhas pequenas e ao chegar em casa e comer os salgados, percebeu que havia uma coloração diferente na massa da coxinha, bem como no recheio e ao comer uma das coxinhas percebeu um sabor azedo e ao verificar as demais, encontrou larvas juntamente com o recheio de frango.
Logo ele decidiu buscar atendimento medico imediato por precaução e foi até a unidade do Hospital São Francisco em São Roque.
Em suma, o cliente disse que vai buscar ajuda juntamente ao Procon.
Brevemente nestes casos, o Jornal Correio do Interior questionou o Procon São Paulo, sobre quais as medidas os clientes, consumidores podem tomar em meio a casos como esse, e o procon destacou que o cliente pode:
Se um cliente consumir um alimento estragado ou contaminado com bichos, como larvas, em uma padaria, o Procon pode atuar para garantir os direitos do consumidor e tomar as seguintes providências:
- O cliente pode registrar uma denúncia no Procon, detalhando o ocorrido, como o local, data, descrição do produto consumido e, se possível, apresentar provas (como fotos, notas fiscais ou o próprio produto, se disponível).
Confira outras notícias:
O que o procon pode fazer?
- O Procon pode notificar a padaria para apresentar esclarecimentos sobre o ocorrido.
- O Procon pode encaminhar a denúncia à Vigilância Sanitária, que é responsável por garantir as boas práticas de higiene em estabelecimentos alimentícios.
- A Vigilância pode realizar inspeções e aplicar sanções adicionais, como interdição ou apreensão de produtos.
Multas e penalidades
- Caso sejam constatadas irregularidades que coloquem a saúde do consumidor em risco, o Procon pode aplicar multas ao estabelecimento.
- A padaria pode ser obrigada a suspender a venda de produtos inadequados ou até mesmo interditada, dependendo da situação.
Orientação ao consumidor sobre direitos
- O consumidor tem direito à devolução do valor pago ou a uma indenização pelos danos sofridos (materiais e, em alguns casos, morais).
- Se o consumo do alimento causou danos à saúde (como intoxicação alimentar), o cliente pode buscar reparação judicial com suporte de órgãos de defesa do consumidor ou advogados.
Dica Importante:
O consumidor deve sempre guardar qualquer documento relacionado à compra, como notas fiscais ou recibos, e registrar provas do problema (como fotos ou vídeos) para fortalecer a denúncia junto ao Procon e outros órgãos competentes.
Por fim, o Jornal Correio do Interior tentou contato com a padaria para falar sobre, e pediu para falar com a gerência sobre, mas o jornal não conseguiu um contato efetivo com a gerência.
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.