Imagine ir até o supermercado, especificamente ao setor de açougue, comprar uma carne para preparar o almoço ou até mesmo o jantar e chegar em casa e perceber que a carne estava estragada, impropria para consumo, estragada, com aspecto de podre. Esse caso aconteceu com uma série de clientes nesta quarta-feira (02), na rede de Supermercados São Roque.
Uma série de clientes, procurou o Jornal para relatar o caso, em que compraram carnes de diferentes cortes, estragadas, com aspecto ruim, odor de podre, totalmente impropria para consumo. Uma cliente que até compartilhou uma foto da carne em que iria preparar no almoço, mas percebeu que estava podre, disse que iria até o supermercado, unidade Matriz, na região central de São Roque, havia uma fila de clientes para trocar carnes estragadas e outros requisitando reembolso.
O caso também ganhou as redes sociais, ao que foi monitorado pelo Correio do Interior e muitos passaram a criticar o supermercado, sobre a questão de mais cuidados com o setor de carnes. O Jornal procurou a rede de supermercados para falar sobre, saber o que ocorreu, mas nenhum representante da administração do Supermercado São Roque retornou contato.
Confira outras notícias:
O que fazer ao comprar carne estragada?
Se comprar carne estragada, pode:
- Exigir a devolução do valor pago, corrigido.
- Pedir a troca do produto por outro.
- Solicitar o abatimento proporcional do preço.
- Denunciar o estabelecimento à Vigilância Sanitária local, ao Procon e ao Ministério Público do Consumidor.
- Enviar uma reclamação por escrito ao estabelecimento.
- Procurar um órgão de defesa do consumidor da sua cidade.
O Código de Defesa do Consumidor (CDC) prevê que o fornecedor deve sanar ou reparar o defeito no prazo máximo de 30 dias.
A carne estragada pode ter gosto, cheiro e cores diferentes do normal, podendo conter impurezas e ser prejudicial à saúde.
Os riscos de consumir carne estragada
A carne em decomposição apresenta um aumento significativo na proliferação de bactérias. Consumir carne em mau estado expõe a pessoa a microrganismos que podem causar infecções gastrointestinais, com sintomas que podem variar de leves a graves. Entre os principais sinais de uma infecção intestinal estão dores abdominais, náuseas, vômitos, diarreia de diferentes intensidades e, em casos mais severos, presença de sangue nas fezes.
O tempo para o surgimento dos sintomas após o consumo de carne estragada pode variar. Isso depende se a intoxicação é causada pela proliferação bacteriana ou pela presença de toxinas. Quando as toxinas estão presentes, os sintomas geralmente aparecem em poucas.
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.