Saber como congelar arroz é praticamente obrigatório para todo mundo. Quem nunca fez arroz demais, sobrou e acabou precisando jogar fora? Ou até mesmo na correria do dia-a-dia pensou “seria ótimo se eu não precisasse fazer arroz agora”. Mas a dúvida que fica é: será que vai ter o mesmo sabor? Será que vai ficar bom mesmo após congelar?
Com nossas dicas, você vai aprender como congelar arroz e como descongelá-lo sem que perca o sabor e fique exatamente igual ao feitinho na hora!
Confira outras notícias:
Como congelar arroz
É importantíssimo que o arroz esteja totalmente frio para que somente depois possa ser congelado. Para aprender como congelar arroz sem perder o sabor você vai precisar de:
- Potes de vidro com tampa;
- Plástico filme ou papel alumínio;
Separe o arroz frio, em porções e coloque dentro dos potes de vidro, mantendo um espaço de 2 cm entre o arroz e a tampa. Isso é fundamental porque os grãos tendem a se expandir por conta da água que se acumula no processo de congelamento.
Antes de fechar os potes de vidro, cubra o arroz com plástico filme ou papel alumínio e só após isso coloque a tampa. Esse processo vai impedir que se formem cristais de gelo sobre os grãos de arroz, o que pode deixá-los empapados.
Para finalizar, etiquete os potes com a data do congelamento e a data de validade e leve ao freezer.
Como descongelar arroz
Agora você vai saber como descongelar arroz sem que ele perca o sabor. O indicado é que todo alimento que esteja congelado seja descongelado dentro da geladeira. Para isso, no caso do arroz, no dia anterior, você retira a quantidade de potes que vai utilizar e deixa descongelando até o outro dia dentro da geladeira.
Depois disso, abra o pote, remova o plástico filme ou papel alumínio, transfira o arroz para um recipiente adequado e leve para aquecer no micro-ondas por 1 a 3 minutos. Você vai ver que fica perfeito! Parece feito na hora!
Não congele arroz com molhos
É importante saber que pratos como: arroz de forno, arroz com legumes, arroz com brócolis, entre outros, nunca devem ser congelados para reaproveitar. Isso porque o molho que vai na receita vai soltar muita água, empapar o arroz e o resultado vai ser um desastre na hora de descongelar. Nesses casos, faça apenas a quantidade que você consumirá no dia e evite desperdícios. Fica a dica!
Agora você já sabe como congelar arroz e descongelar sem que perca o sabor! Além disso, também aprendeu que tipo de pratos com arroz você nunca deve congelar. Ótimo, não é mesmo?
Siga nossas dicas e faça isso sempre! Com certeza você vai ganhar tempo e comer sempre um arroz delicioso que parece ter acabado de ser feito.
Gostou? Siga o @Correio do interior no Facebook. Lá tem receitinhas e dicas como essa todos os dias. Também estamos no Pinterest.