O queijo é um dos alimentos derivados do leite mais consumidos no Brasil, mas uma coisa que pouca gente sabe é que ele é muito fácil de se fazer e que não é preciso sempre ir na padaria ou no mercadinho para comprar.
Isso porque dentre todos os tipos de queijo, o mais tradicional e o mais fácil de se fazer é o queijo branco, ou ricota. Hoje vamos te ensinar como fazer ricota usando apenas 2 ingredientes e esperar o processo de fermentação que demora algumas horas apenas.
Para tanto, basta pegar 1,5l de leite tipo A e 2 colheres de sopa de suco de limão e siga o passo-a-passo:
Confira outras notícias:
Como montar e formar a ricota caseira
- Coloque o leite numa panela e leve ao fogo alto. Assim que ferver e levantar espuma desligue o fogo. Junte o caldo de limão e misture bem.
- Deixe o ácido do limão agir por cerca de 5 minutos, até talhar — o leite deve formar grumos, com uma parte sólida branca bem visível, imersos num líquido levemente amarelado. Se demorar muito, acenda o fogo novamente e deixe ferver de novo. Desligue, mexa e espere mais alguns minutos até talhar.
- Enquanto isso, forre uma peneira com um pano de algodão fino e limpo (ou pano de prato) e coloque sobre uma tigela funda.
- Despeje delicadamente o leite talhado sobre a peneira. Junte as pontas do pano de prato e levante para formar uma trouxinha. Com cuidado para não se queimar, torça o pano e aperte com uma espátula contra a peneira para escorrer o soro — você pode reservar esse soro para outras receitas.
- Transfira a trouxinha (com o queijo) para um refratário individual (tipo ramequin). Abra o pano e nivele o queijo com uma colher para ficar enformado. Volte a fechar o pano sobre o queijo e, sobre ele, apoie uma lata cilíndrica — pode ser de tomate pelado ou leite condensado, por exemplo — para prensar. A ideia é que o queijo solte um pouco mais de líquido e fique perfeitamente modelado.
- Após 20 minutos, retire a lata e abra o pano. Coloque um prato sobre o refratário e vire de uma só vez para desenformar. Sirva a seguir ou conserve na geladeira por até 3 dias, coberto com filme ou num pote com tampa para não ressecar.
Por fim, o melhor desta receita é que ela pode ser consumida tanto dura, na forma de queijo normal quanto mole, mais usada em recheios.
Você também pode gostar de:
Gabriel Kazuo Sato se formou em Jornalismo pela ESAMC em 2017 e mesmo sendo portador de deficiência auditiva, visual e facial, nunca deixou que isto atrapalhasse sua dedicação e empenho nas tarefas. Já produziu inúmeras pautas de Esportes, Famosos, Cidades, conteúdo Evergreen, Politica e Saúde. Na faculdade, trabalhou na Agência Bagagem como estagiário no setor de Redação Publicitária.