Estamos oficialmente no outono, época do ano em que os dias são mais frios e a incidência de chuvas geralmente diminui. Por conta disso, aumenta-se muito os casos de doenças respiratórias nesta época do ano, causadas pelas mudanças bruscas de temperatura e ar mais poluído.
Mas, você por algum acaso sabe identificar quais as doenças respiratórias mais comuns nesta época do ano? E se a resposta for SIM, você sabe identificar quais são seus sintomas mais comuns e se você deve ou não procurar atendimento médico?
Confira todas as respostas a seguir:
Confira outras notícias:
Principais doenças respiratórias do outono/inverno
- Rinite alérgica, asma, bronquite, sinusite e faringite:
Essas 5 doenças aparecem em primeiro lugar na lista de ”menor gravidade” e são causadas única e exclusivamente pelo acúmulo de poluentes ou poeira no ar.
Sobretudo, seu sintoma principal é inflamação ou constipação de uma determinada área do sistema respiratório, que podem durar apenas alguns dias, e não há necessidade de atendimento médico com urgência.
- Resfriado e Pneumonia:
Em segundo lugar, existem o resfriado e a pneumonia, e sua principal diferença em relação às demais doenças citadas acima é que elas são causadas por mudanças bruscas de temperatura, além do ar seco.
Logo, se você começar a ficar doente e não souber se está com rinite ou resfriado, ou se é asma ou pneumonia, pergunte-se a si mesmo se, no momento em que pegou a doença, se ela ocorreu devido a apenas a secura do ar ou também por conta da mudança na temperatura.
Em termos de tratamento, a exceção da pneumonia, que é uma doença mais grave e necessita de atendimento no pronto-socorro, o resfriado é facilmente tratável, assim como as demais doenças acima.
- Gripe:
Entrando no estágio de doenças mais graves, temos a Gripe, e diferentemente do resfriado ela é uma doença contagiosa, que independe da condição climática para que você pegue ou não.
Além disso, a Gripe é tratável mediante à vacinação, e em casos mais graves ela necessita de internação hospitalar.
- Covid-19:
Por fim, de todas as doenças respiratórias existentes, a mais grave delas é a Covid-19, que além de danificar o sistema respiratório também atinge outas áreas do organismo, podendo até mesmo matar.
Para tratar a doença, é necessário vacinação e isolamento social, e em casos mais graves, internação em UTIs.
Para diferenciar a Gripe da Covid é bem simples: geralmente, a gripe atinge apenas o sistema respiratório e a Covid atinge também o sistema muscular e sensorial, causando perda de olfato e paladar, por exemplo, além de dor muscular.
Você também pode gostar de:
Gabriel Kazuo Sato se formou em Jornalismo pela ESAMC em 2017 e mesmo sendo portador de deficiência auditiva, visual e facial, nunca deixou que isto atrapalhasse sua dedicação e empenho nas tarefas. Já produziu inúmeras pautas de Esportes, Famosos, Cidades, conteúdo Evergreen, Politica e Saúde. Na faculdade, trabalhou na Agência Bagagem como estagiário no setor de Redação Publicitária.