A aliança é um item essencial para selar a união entre um homem e uma mulher, quando falamos de casamentos. Mas, muitos não sabem como o simples anel ganhou esse significado tão importante.
Basicamente, uma aliança é um pacto, de um compromisso. seja em questão de namoro, ou casamente. Quando o noivo entrega a aliança para sua amada, ele está firmando um compromisso de sempre amá-la, por toda a eternidade, e a consumação desse amor acontece justamente no casamento.
Essa tradição de usar a aliança como sinal de fidelidade e amor eterno surgiu na Roma Antiga, e as tradições da época era que geralmente os pais da noiva eram os responsáveis por realizar o jantar onde o casamento seria consumado, com o noivo trazendo a aliança. Nesses tempos modernos, tal prática não é mais comum, pois existem formas mais criativas e amorosas de ”pedir a namorada em casamento”.
O anel de noivado no dedo anelar, e a explicação é que em tempos antigos as pessoas acreditavam que esse dedo tem uma veia ou nervo que tem uma ligação direta ao coração. Quanto à mudança do anel da mão direita (no caso do noivado) para a mão esquerda (no casamento), existem duas teorias: uma afirma que a mão esquerda representa a submissão em relação ao cônjuge; a outra afirma que quando se casam, o anel passa para a mão esquerda porque esta se encontra mais perto do coração.
Significado Bíblico para Aliança
Os católicos também acreditam que a aliança representa compromisso e pacto, quando falamos da Arca da Aliança. No livro do Êxodo, Deus pede para que Moisés construa uma arca, para que possa colocar nela os seus ensinamentos.
Aliás, a própria Bíblia é dividida em dois testamentos, que simbolizam a antiga e a nova aliança de Deus para com seu povo. A primeira, no antigo testamento, é de que os israelitas seriam salvos do exílio e da escravidão, e que alcançariam uma nova terra, onde encontrariam a liberdade. No novo testamento, Jesus Cristo simboliza esse novo pacto de Deus com seu povo, para que renovem a esperança de um dia irem para a morada eterna.
Principais significados da aliança
Foi a partir do século IX que a igreja cristã adotou a aliança como um símbolo de união e fidelidade entre casais cristãos. Hoje, a aliança de casamento simboliza principalmente uma promessa de um amor eterno, devoção, amor e lealdade. Seriam os votos de casamento ditos em forma de matéria e objeto. Listamos os principais significados destes anéis românticos:
- Amor
- Comprometimento
- Fidelidade
- Cumplicidade
- Eternidade
Ainda pensando na simbologia da aliança no casamento, o ritual da benção das alianças continua a ser um dos momentos mais solenes e comoventes da cerimônia religiosa. Todos aguardam pela hora da troca das alianças, além de ser também o fato que marca o momento em que os noivos são declarados formalmente casados.
As alianças devem então acompanhar os noivos para o resto da vida como símbolo de amor e união.
Egípcios
Aproximadamente 5.000 anos atrás, os egípcios foram conhecidos como os primeiros a trocarem os “anéis do amor”. Esses anéis eram feitos em couro ou tecido. É sabido que os egípcios viam o anel como um círculo, um símbolo muito poderoso. Este círculo, não possui nem início e nem fim e representa a vida eterna e o amor imortal. A abertura em seu centro significa o portão para um mundo desconhecido.
Os anéis eram muito respeitados na cultura egípcia e acreditava-se que usá-los no 4º dedo era ideal, pois é o dedo que liga uma veia especial, que se conecta diretamente ao coração da pessoa que a usa. E este foi um dos motivos que levaram a ser o dedo oficial para se usar a aliança de casamento.
Romanos
Os romanos provavelmente adotaram o uso da aliança ao conquistar a Grécia e, com a conversão do mundo greco-romano ao cristianismo romano, o uso da aliança na mão esquerda tornou-se obrigatório para os que se casavam.
Os romanos também concordavam com a linha de raciocínio dos egípcios de que a aliança de casamento deveria ser usada no 4º dedo e também em sua simbologia e seus significados, mas além de oferecer as alianças de casamento como um símbolo de amor, também as presenteavam como símbolo de posse. Os homens romanos acreditavam que iriam ter posse de suas mulheres dando-lhes um anel.
Gregos
Na Grécia, o uso de alianças matrimoniais foi introduzido por Alexandre, o Grande. As alianças, então, eram confeccionadas em ferro imantado, o que garantiria que os corações dos noivos permanecessem para sempre conectados, mantendo a atração. Daí veio a tradição de usar-se a aliança de casamento na mão esquerda.
Há relatos que os gregos foram os precursores em divulgar e aumentar a tradição da aliança de casamento. Na Grécia, a aliança era um sinal de cuidado e afeição.
Os anéis usados pelos gregos eram conhecidos como anéis de noivado e dados antes do casamento. No entanto, dar um desses anéis de noivado não era apenas para casamentos, mas também serviam para presentear amigos ou pessoas importantes, seria uma espécie de anel de amizade.
Aliança e anéis para Asiáticos e Árabes
As alianças puzzle são tipo aquelas que podem ser separadas e possuem o mesmo formato. Esse tipo de aliança é muito popular e comum na Ásia e elas são super fáceis de se desmontar e voltar a montar.
Os homens ricos e poderosos do Oriente Médio e da Ásia começaram a usar esses anéis como alianças de casamento. Eles ofereciam estas alianças às suas esposas, que muitas vezes eram obrigadas a usar um “anel de quebra-cabeça” quando seu marido estava ausente.
O marido saberia se sua esposa tinha sido desleal, retirando o anel enquanto ele estava fora, porque o anel foi concebido para se desmontar após a sua remoção e só poderia ser ”montado” novamente se a pessoa tivesse a habilidade e conhecimento necessários para encaixar as peças deste anel.
Europa
Na Europa, há vários séculos atrás, antes de se chamarem alianças de casamento, os anéis possuíam o nome de “anel de poesia”. A aliança era dada de presente à uma pessoa querida, como forma de promessa e fidelidade, significado e amor.
O “anel de poesia” era oferecido como símbolo de uma promessa de união eterna. Hoje em vez do anel de poesia, as alianças de casamento hoje são oferecidos como uma promessa de casamento eterno.
América
Na época colonial, alguns acessórios e jóias na América eram proibidas devido a uma suposta inutilidade moral. O dedal, naquela época era um objeto que possuía significado de amor e que simbolizada uma promessa de união eterna. No entanto, após o casamento, as mulheres removiam a parte de baixo do dedal para colocá-lo em seu dedo como se fosse uma aliança de casamento.
Por que a aliança de casamento é colocada no dedo anelar?
Os egípcios acreditavam que o quarto dedo da mão esquerda possuía uma veia especial e que era ligada diretamente ao coração. Por isso, passaram a usar neste quarto dedo as alianças. Na Antiguidade, a maioria destes anéis eram feitos de tecido ou couro, para que os corações dos amantes permanecessem para sempre atraídos um pelo outro.
O costume foi adotado também pelos romanos, gregos e outras civilizações. O Vaticano manteve esta tradição que foi sendo passada gradativamente. Segundo a Igreja, a aliança de casamento passa da mão direita para a mão esquerda para representar a aproximação do compromisso definitivo. Se for usada na mão esquerda, ela fica mais próxima do coração.
Segundo os chineses, a aliança é usada no no quarto dedo porque é impossível separar uma mão da outra quando estão ligadas pelo quarto dedo e assim é a união do casal. Eles acreditavam que cada dedo da mão representa um membro da família:
- Dedo Polegar: representa os pais
- Dedo Indicador: representa os irmãos
- Dedo Médio: representa você mesmo
- Dedo Anelar: representa seu companheiro
- Dedo Mindinho: representa os filhos
Segundo a explicação dos chineses, ao se unir os dedos das duas mãos pela ponta dos dedos, exceto os dedos do meio que devem estar dobrados um de frente para o outro, ao tentar separá-los, acontece algo inusitado. Os polegares podem ser separados, eles indicam seus pais; você não viverá com eles o resto de sua vida.
Os indicadores separam-se facilmente; os irmãos e irmãs um dia também vão se separar de você, pois terão suas próprias famílias. Assim o indicador e o dedo mínimo também podem se separar. Indicam seus filhos que também irão crescer e se casar.
Finalmente, os dedos anelares, não conseguimos separá-los, significando que marido e mulher devem viver juntos o resto da vida.
Gabriel Kazuo Sato se formou em Jornalismo pela ESAMC em 2017 e mesmo sendo portador de deficiência auditiva, visual e facial, nunca deixou que isto atrapalhasse sua dedicação e empenho nas tarefas. Já produziu inúmeras pautas de Esportes, Famosos, Cidades, conteúdo Evergreen, Politica e Saúde. Na faculdade, trabalhou na Agência Bagagem como estagiário no setor de Redação Publicitária.