O delegado Mauro Guimarães Soares, do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) de São Paulo, foi morto a tiros na manhã deste sábado (21) durante um assalto na zona oeste da capital paulista. Mauro, que tinha 59 anos, comandou a Delegacia Seccional de Sorocaba entre 2021 e 2023.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo, ele estava acompanhado de sua esposa, também policial, quando ambos foram abordados por um criminoso em uma motocicleta, que anunciou o roubo. Houve troca de tiros, durante a qual o delegado foi baleado e não resistiu aos ferimentos. O assaltante, um homem de 24 anos que cumpria medida cautelar, foi preso no local. A perícia foi acionada para investigar o crime.
O caso foi registrado como latrocínio no 91º Distrito Policial (Ceasa) e está sendo investigado, com o apoio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), para esclarecer os detalhes do ocorrido. A Secretaria de Segurança Pública expressou solidariedade à família e amigos de Mauro Guimarães.
Nas redes sociais, o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, lamentou profundamente a morte do delegado, que atuava na polícia há 35 anos. Derrite destacou que o criminoso havia sido preso em flagrante quatro vezes por roubo e porte de arma, sendo condenado em 2023, mas estava nas ruas cumprindo medida cautelar. “Que Deus abençoe os familiares, amigos e colegas do delegado, e que os responsáveis pelas leis em nosso país reflitam sobre a necessidade urgente de combater a reincidência criminal”, escreveu o secretário.
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.