Boa notícia para cidade de São Carlos, centro leste de São Paulo. A empresa norte-americana Marlabs anunciou um ambicioso plano de expansão que prevê a criação de 500 novas oportunidades de emprego na cidade até 2029. A iniciativa faz parte do compromisso da empresa em contribuir para o desenvolvimento de soluções digitais ao redor do mundo, utilizando tecnologias avançadas como automação, bem como inteligência de dados e inteligência artificial (IA).
Em maio de 2023, a Marlabs adquiriu a empresa são-carlense Monitora Soluções Tecnológicas, instalada no Passeio São Carlos. Com a conclusão da integração, a partir de agora a Monitora Soluções Tecnológicas passa operar exclusivamente sob a marca Marlabs.
A Marlabs é reconhecida por sua excelência em soluções tecnológicas, com presença nos Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Reino Unido, Índia e agora no Brasil.
Em São Carlos, a empresa possui cerca de 200 profissionais da área de tecnologia, sendo 50% com residência local, oriundos da USP, UFSCar, IFSP e Unicep. O diretor-geral do Brasil da marca, Marcos Chiodi, afirmou que a empresa pretende criar 500 vagas em cinco anos, nas áreas de inteligência artificial, dados, hiper automação, desenvolvimento customizado e design de serviço.
“Nós damos preferência para as pessoas que são tecnicamente capazes e competentes, tanto na questão de potencial quanto de entrega. É lógico que a idade traz consigo a experiência, é difícil encontrar uma pessoa especialista na área de tecnologia com 18 anos, apesar de que pode acontecer. Mas é importante salientar que não focamos na idade e, sim, em tempo de experiência na área de tecnologia”, frisou Marcos Chiodi, ressaltando que o mercado demanda por profissionais especialistas, com mais de oito anos de experiência, mas não descartou a contratação de cargos de nível júnior e estagiários.
A escolha do Brasil, e especificamente de São Carlos, foi motivada pelo impressionante pool de profissionais tecnicamente habilidosos na região. A cidade é lar de duas das mais renomadas instituições de ensino do país, a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Todos os anos, estas instituições formam inúmeros profissionais qualificados na área de Tecnologia da Informação (TI), proporcionando à Marlabs um acesso valioso a talentos locais. A proficiência em inglês dos profissionais locais também foi um fator decisivo, tornando-os adequados para o mercado de terceirização de serviços tecnológicos, especialmente no campo da Inteligência Artificial.
A expansão no Brasil faz parte do plano global da Marlabs, que visa um crescimento anual de 30% a 40%. A empresa tem como meta alcançar um faturamento de US$ 500 milhões (cerca de R$ 2,5 bilhões) até 2028. Além disso, a Marlabs planeja transformar o Brasil em um hub estratégico de negócios na América Latina, fortalecendo sua presença e competitividade na região.
Com a aquisição, a Marlabs projeta dobrar sua receita até 2027, impulsionada pela crescente demanda por soluções de Inteligência Artificial e serviços nearshore. Antes da aquisição, apenas 10% da receita da operação brasileira, sediada em São Carlos, provinha de serviços nearshore. Um ano depois, essa participação aumentou para 33%, com a expectativa de alcançar 70% nos próximos três anos.
Com essa movimentação, a Marlabs não apenas investe no desenvolvimento de suas operações, mas também contribui significativamente para a economia local, gerando empregos e estimulando o mercado de tecnologia em São Carlos. A expectativa é que a presença da empresa impulsione ainda mais a inovação e o crescimento do setor tecnológico na cidade e no país.
A Marlabs, conhecida por atender mais de 30 empresas da Fortune 500 globalmente, destaca-se pela criação de soluções digitais inovadoras utilizando Inteligência Artificial, Dados, HyperAutomation, Desenvolvimento Customizado e Design de Serviços. A integração da Monitora promete alavancar ainda mais a robustez da Marlabs, permitindo que a empresa compita com grandes players do mercado brasileiro, oferecendo uma experiência de atendimento personalizada.
O CEO da Marlabs, Thomas Collins, afirmou que a empresa comprou a Monitora por duas razões. “O mercado brasileiro é muito atrativo e nós queríamos crescer dentro do mercado brasileiro e, segundo, faz parte de nossa estratégia o crescimento em três anos da empresa.”
Em suma, futuramente a empresa pretende abrir um escritório comercial em São Paulo.
Você também pode gostar de:
Têm sofrido com os pés rachados? Aprenda como deixar seus pés lisinhos e macios com um hidratante caseiro de apenas 3 ingredientes!
Farmácia Popular em São Roque e Sorocaba passa a oferecer remédios para rinite e colesterol alto de modo gratuito
Araçariguama inaugura primeiro centro veterinário gratuito da microrregião de São Roque
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.