O Brasil tem 5.570 mil municípios, alguns bonitos e atraentes em questão de turismo, qualidade de vida, economia, segurança, entre outros pontos, mas alguns acabam se destacando por situações contrarias, por serem considerados os piores lugares para se morar. Recentemente um levantamento do Índice de Progresso Social (IPS) é um instrumento desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para medir as condições de vida e o desempenho socioambiental nos municípios brasileiros, acabou revelando qual a pior cidade para se viver no Brasil.
Essa métrica considera fatores essenciais, como saúde, educação, segurança e infraestrutura, proporcionando uma análise abrangente sobre a realidade das cidades do país. Neste reportagem você vai descobrir mais sobre essa cidade.
Confira outras notícias:
Uiramutã, pior cidade para se viver no Brasil!
No ranking do IPS de 2024, a cidade de Uiramutã, localizada no extremo norte de Roraima, próximo à fronteira com a Venezuela, foi apontada como o município com os índices mais baixos de qualidade de vida no Brasil. A cidade foi fundada em 17 de outubro de 1995 e tem atualmente cerca de 13 mil moradores, segundo dados públicos do IBGE.
Com uma pontuação de 37,63 em uma escala que vai até 100, a cidade enfrenta sérios problemas em diferentes áreas, como infraestrutura deficiente, baixa renda per capita e limitações no acesso a serviços básicos.
Os desafios enfrentados pela população
Uiramutã, que possui pouco mais de 13 mil habitantes, sofre com uma das menores rendas per capita do país, agravando as desigualdades sociais na região. Problemas estruturais, como a falta de iluminação pública eficiente e a precariedade na coleta de lixo, dificultam o desenvolvimento local.
A educação também é um dos grandes desafios. A carência de escolas adequadas e recursos pedagógicos limita o acesso a um ensino de qualidade, contribuindo para a perpetuação da pobreza no município.
Outras cidades de Roraima também enfrentam dificuldades
Além de Uiramutã, outros municípios do estado de Roraima apresentam baixos índices no ranking do IPS. Alto Alegre (38,38 pontos), Bonfim (42,27 pontos) e Amajari (43,38 pontos) também figuram entre as cidades com os piores indicadores de qualidade de vida no Brasil.
As cidades que se destacam positivamente
Por outro lado, algumas capitais brasileiras alcançaram os melhores resultados no IPS, destacando-se como exemplos de desenvolvimento e qualidade de vida. Entre elas estão Brasília, Curitiba, Goiânia e Belo Horizonte, que apresentam altos índices e oferecem melhores condições para seus moradores.
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.