Muitos sabem que Goias é conhecida por todo Brasil como a capital da música sertaneja, onde surgem muitos cantores (as), bem como é o berço da pecuária e agricultura. Por ora, o Estado do Centro-Oeste agora quer ser conhecido como o estado da cerveja boa, isso porque uma cerveja feita de café está sendo a mais nova sessão de Goias.
Recentemente a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) elegeu a Colombina Cold Brew Lager, produzida pela Cervejaria Colombina como a melhor cerveja do Brasil e olha que ela disputou o título com outras 1.124 cervejas de diferentes regiões do país.
O Jornal Correio do Interior obteve algumas unidades da cerveja que no consumo é realmente incrível. A cerveja de modalidade lager, é leve e tem um aroma marcante do café, do momento que se abre a garrafa até a última gota.
A cerveja pode ser comprada online pela internet e a garrafa de 355 ml custa, em média, R$ 17, o preço máximo chega a R$ 25. O planejamento da cervejaria por ora é regionalizar as vendas, até atingir o mercado nacional.
Patrícia Mercês, sócia-fundadora e diretora-executiva da cervejaria Colombina brevemente, destaca que todos os elementos que compõem a cerveja são de Goias.
“A gente sempre teve muito orgulho de ser de Goiás. Utilizamos muitos ingredientes locais nas nossas cervejas, desde especiarias, como limão-china, pimenta bode, até frutas, como a baunilha do cerrado, o pequi e a mutamba”, disse Patrícia.
Em suma, a cerveja tem 4.3% de álcool e leva na composição o café e a fécula de mandioca, fonte de açúcar que auxilia na fermentação e proporciona leveza à bebida.
Por fim, Patrícia destaca que com o título de melhor cerveja do Brasil, agora a Colombina segue para uma disputa com demais cerveja na etapa internacional do World Beer Cup, a Copa do Mundo das Cervejas, que será realizada em Las Vegas, nos Estados Unidos, em abril de 2024.
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.