Um Projeto de Lei do deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP), proposto em setembro, que irá para votação até o final deste ano, prevê que os brasileiros não precisam mais ir até a autoescola para aprender a dirigir, ou seja, o fim das aulas nas autoescolas no Brasil.
Segundo o PL 4474/20, não será mais obrigatório ir até as autoescolas para tirar a Carteira d4 Motorista, e sobretudo, até mesmo parentes ou amigos do motorista podem também ensiná-los a conduzir um carro.
Na proposta, Kim defende que o valor cobrado pelas autoescolas é muito caro e a burocracia para tirar a CNH é enorme, sendo que qualquer pessoa que saiba dirigir pode minimamente ensinar outras da mesma forma que se aprende nas autoescolas.
Além disso, será dever5 dos órgãos de segurança enviar o material didático para os interessados, para que eles possam aprender as leis de trânsito por conta própria, sem a necessidade de ter aulas sobre.
No entanto, para aqueles que desejarem dar aulas de direção sem serem cadastrados nas autoescolas, é necessário obter um certificado dos órgãos de segurança liberando que ele possa dar essas aulas, desde que ele esteja dirigindo há mais de 5 anos e não tenha recebido nenhuma multa.
Após passar pela votação na Câmara, o projeto irá ao Senado, e por fim, para a sanção presidencial, que se tudo der certo, começará a valer em 2024.
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.