Para quem está buscando se aposentar em 2024, é preciso ficar atento, pois as regras para aposentadoria mudaram.
As novas regras da reforma da previdência mudaram alguns pontos para ter o merecido descanso. São as regras de transição que valem para quem já trabalhava antes de 13 de novembro de 2019 e contribui com o Instituto Nacional do Seguro Social, o popular INSS. As contas que o trabalhador deve fazer para se aposentar são atualizadas anualmente.
Um dos modos é se aposentar pelo sistema dos pontos. Para saber quantos pontos o trabalhador contabiliza, é necessário somar a idade com o tempo de contribuição.
Em suma, para se aposentar em 2024, as mulheres, por exemplo, precisam ter 91 pontos (com pelo menos 30 anos de contribuição). Já para os homens é preciso 101 pontos (com 35 anos no sistema do INSS). Os tempos mínimos no sistema do INSS não se alteram.
Esses números sobem ano a ano. Em 2025, por exemplo, a somatória desses pontos será 92 para mulheres e 102 para homens. Essa regra de transição vai até 2035, quando mulheres precisarão somar 102 e homens, 105.
Outro modo de se aposentar ainda este ano é pela idade mínima (para quem não tem os pontos, mas possui o tempo de contribuição necessário). Por fim, quem for buscar essa opção, por idade, é preciso 58 anos e 6 meses de contribuição, isso para homens. Para mulheres é 63 anos e 6 meses para homens. Essas idades vai subindo seis meses, anualmente, ou seja, a cada ano.
Por fim, com as novas regras, quem estava com tudo certo para se aposentar neste ano, vai ter de esperar um pouco mais e seguir trabalhando.
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.