O ano de 2023 está chegando ao fim, e muitas pessoas fazem simpatias para atrair prosperidade e dinheiro, sendo que as mais comuns são comer uvas, lentilha e sementes de romã.
No entanto, o que muita gente nunca parou para pensar é: por que fazemos estas simpatias todos os anos? Pois bem, o Jornal Correio do Interior explicará rodas elas:
Confira outras notícias:
Simpatias tradicionais para começar 2024 com pé direito:
- Lentilha:
Em primeiro lugar, uma tradição típica do Ano-Novo é servir um prato com lentilhas durante a ceia, por acreditarmos que elas trazem boa sorte e positividade no ano que se iniciará.
O que muitos não fazem a menor ideia é que esta tradição não é brasileira, mas sim da Itália, trazida pelos imigrantes que vieram para o Rio Grande do Sul e São Paulo, no século passado.
Para os italianos, a lentilha traz boa sorte e abundância financeira, e comer ela com a ceia traz essas energias.
- Sementes de romã:
Outra tradição que muitas pessoas acham que é brasileira, mas não é, é a de comer sementes de romã, ou guardar 7 sementes da fruta na carteira, para atrair dinheiro.
Segundo historiadores, a tradição surgiu na Grécia Antiga, pois os gregos acreditavam que a romã era a fruta do amor e guardar ou comer suas sementes era sinal de sucesso na vida amorosa. Esta tradição também foi abraçada pelos romanos e se seguiu até os tempos modernos.
- Uva:
Uma simpatia pouco conhecida é que se você comer 12 uvas durante a virada do ano, à meia-noite, seu ano será de muita sorte e prosperidade.
Esta simpatia surgiu na Espanha, no século passado, após fazendeiros locais tiverem uma safra bastante positiva.
Desde então, eles passaram a acreditar que as uvas representam o sucesso, riqueza e a prosperidade, e comer elas na virada do ano atrai essas energias.
- Champanhe:
Por fim, a maior e a mais popular das simpatias, é beber uma taça de champanhe à meia-noite, para comemorar a virada do ano.
Assim como as tradições da lentilha e da romã, ela surgiu na Idade Antiga, também em Roma, iniciada pela aristocracia romana e pelos imperadores.
Os romanos acreditam que a bebida representa o sucesso e o luxo, e beber ela representa que o ano que virá ser de muitas coisas boas e conquistas.
Você também pode gostar de: