Um Projeto de Lei (PL) 1.644/19 de autoria do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), prevê multa pesada para quem jogar lixo dentro do carro na rua, que deverá entrar em votação nesta semana na Câmara dos Deputados.
O projeto de lei de Veneziano Vital do Rêgo, ganhou parecer favorável com emenda de redação do relator na CCJ, senador Fabiano Contarato (PT-ES).
Em resumo, o projeto altera uma resolução do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para tornar graves os atos de jogar lixo nas vias da cidade, sob direção de veículo.
Na atual lei a multa é de R$ 130 reais e quatro pontos na CNH – Carteira Nacional de Habilitação, seja em qualquer categoria de carta.
Segundo o deputado, além de demonstrar desrespeito com a cidade onde mora ou esteja simplesmente por passagem, jogar lixo nas ruas enquanto dirige também coloca em risco a vida de outros motoristas, que podem perder o controle do carro após serem atingidos por objetos jogados na via pública.
Desse modo, o valor da multa passará para R$ 195,23 com cinco pontos na CNH. Se aprovado, este projeto passará para o Senado e depois para a sanção presidencial e pode começar a valer já em 2024.
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.