Ter carro é ter um cuidado redobrado com muitas situações do veículo, e olha que são diversas as situações que se deve ficar de atento, sempre verificando. Uma delas é nível de água do radiador, peça que faz a refrigeração do carro. É normal água do radiador baixar ao longo do tempo devido à evaporação do líquido, seja da água ou até mesmo liquido especifico de refrigeração, aquele de cor rosa.
A diminuição rápida do nível de água no radiador pode ter várias causas, sendo importante identificar e corrigir o problema. Algumas possíveis razões incluem:
- Vazamentos internos: Pode haver vazamentos no radiador, mangueiras, bomba d’água ou na junta do cabeçote. Esses vazamentos internos podem causar a perda de líquido de refrigeração e comprometer o desempenho do sistema.
- Problemas na tampa do tanque que abastece o radiador: A tampa do tanque de água – liquido de refrigeração para radiador é responsável por manter a pressão no sistema de arrefecimento. Se houver falhas nesse componente, a água do radiador pode ser perdida mais rapidamente.
- Problemas nas mangueiras e no radiador: Mangueiras ressecadas, rachadas ou mal conectadas podem levar ao vazamento de água do radiador. Em suma, o radiador também estar com como trincas ou furos. O recomendado é levar a um mecânico para uma verificação.
- Junta do Cabeçote Danificada: Se a junta do cabeçote estiver danificada, pode ocorrer a mistura de água com o óleo do motor, levando à diminuição do nível de água no radiador.
Confira outras notícias:
Identifique Vazamentos Internos de uma forma fácil
Como Identificar Vazamentos:
- Realize uma inspeção visual no tanque de expansão, radiador, mangueiras, braçadeiras, selo mecânico e retentor.
- Observe sinais de vazamentos, como manchas ou poças de líquido sob o veículo, aquecimento excessivo do motor, odores estranhos e baixo nível de líquido de arrefecimento no reservatório de expansão.
Qualidade do Líquido de Refrigeração:
- Verifique a qualidade do líquido de refrigeração, substituindo-o se necessário. O líquido deve possuir propriedades adequadas para manter a temperatura do motor regulada e conter aditivos que protegem contra corrosão e oxidação.
Ignorar vazamentos no sistema de arrefecimento pode levar a problemas graves, como superaquecimento do motor e danos às peças. Recomenda-se realizar inspeções regulares e procurar um profissional se necessário.
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.