Em 2015, O ex-prefeito de Itu, Élio Oliveira Júnior recebeu uma sentença de 20 anos de prisão pelos crimes de homicídio duplamente qualificados e tentativa de homicídio. Ele foi acusado não apenas de assassinato do advogado Humberto da Silva Monteiro, mas também de ser o mandante de um ataque contra o radialista Josué Dantas, ambos ocorridos em Itu.
A prisão de Élio ocorreu na quarta-feira (6), em um hotel no bairro de Casa Caiada. Durante a abordagem, ele apresentou documentos falsos e, por isso, foi preso em flagrante.
Esta não foi a primeira vez que Élio foi detido pelo uso de documentos falsos. Em 2018, ele chegou a cumprir 18 meses de prisão em Cubati, na Paraíba, mas foi libertado após obter um habeas corpus. Desde dezembro de 2023, ele estava morando em Olinda, conforme informado a polícia.
A investigação está sob responsabilidade da Delegacia de Roubos e Furtos, e a polícia informou que novos detalhes serão apresentados ao público em uma coletiva de imprensa marcada para esta segunda-feira (11).
Entendido o caso
Em 2006, o advogado Humberto da Silva Monteiro foi morto com dois tiros na cabeça no centro de Itu. Ele era como passageiro em um caminho conduzido por Josué Dantas Filho, radialista e funcionário da prefeitura, que também foi alvo de tiros, mas não foi atingido. A principal hipótese é que as divergências políticas tenham motivado o crime.
Além de Oliveira Júnior, outros suspeitos como Tiago Martins Bandeira e Eduardo Aparecido Crepaldi, que estariam em uma moto no momento do crime, também foram envolvidos. Luís Antônio Roque, conhecido como Tonhão, e o ex-policial militar Nicéias Brito, ambos segu
Apesar de
José Roberto Trabachini, ex-líder de uma torcida organizada do Ituano, chegou a ser preso sob a suspeita de intermediar a contratação dos assassinos, mas foi posteriormente absolvido pela Justiça.
Após deixar sua carga em Itu, Oliveira Júnior foi eleito vereador em Ribeirão Preto, onde até 2011, quando perdeu o mandato por quebra de decoro parlamentar.
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.