Explosão de estrela deve acontecer até o final de 2024, podendo ser vista no Brasil, marcando assim o ano de 2024 por esse fenômeno astronômico raro. O último evento similar ocorreu em 1946, e desta vez, os cientistas terão a oportunidade de observar o fenômeno utilizando tecnologia moderna. Mesmo estando a 3.000 anos-luz da Terra, o brilho gerado pela explosão será visível a olho nu por alguns dias, enquanto astrônomos poderão acompanhar o evento por anos com telescópios.
Confira outras notícias:
Explosão de estrela: Qual o nome específico do astro?
A estrela que entrará em explosão é a T Coronae Borealis (ou T Cor Bor), localizada na constelação de Corona Borealis, a cerca de 3.000 anos-luz da Terra. Ela é classificada como uma anã branca, uma estrela que já consumiu todo o seu combustível nuclear, o que significa que sua luminosidade será breve. No caso de T Cor Bor, suas explosões são recorrentes, pois, após cada uma, ela volta a absorver a energia liberada por uma estrela vizinha, uma gigante vermelha.
“As estrelas estão suficientemente próximas para que, à medida que a gigante vermelha se torna instável devido ao aumento da temperatura e pressão e começa a ejetar as suas camadas exteriores, a anã branca recolhe essa matéria na sua superfície”, explica a Nasa.
Quando a explosão de estrela deve acontecer?
Segundo especialistas em astronomia e astrofísica, não é possível prever exatamente quando a explosão ocorrerá, mas é garantido que ela vai acontecer. Um dos sinais mais recentes foi a diminuição do brilho da estrela, o que indica que a explosão está próxima. No entanto, apesar de ser um evento de grande magnitude, a explosão não terá nenhum impacto sobre a Terra. Astrônomos afirmam que a estrela está “longe o suficiente para não nos afetar.”
Por fim, não há uma data específica de quando a explosão da estrela deve acontecer, mas o certo é que até o termino de 2024, a qualquer momento, mas essa expectativa era observada no mundo inteiro desde abril de 2024, sendo noticiada até mesmo pelo Jornal Português, Diário de Notícias – www.dn.pt
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.