Para quem é amante de milho, vou destacar uma receita que com certeza vai entrar para o seu livro, ou melhor dizendo.. seu caderno de receitas, ou talves ebook (livro digital), já que estamos na era digital. Mas sem mais delongas, vamos aprender a usar o milho-verde para fazer um pudim de milho-verde, que fica super cremoso.
Aprendi essa receita na no canal culinária em casa é simplesmente surreal o resultado desa receita. Todo pudim é cremoso, mas esse tem uma característica marcante que deixa qualquer um apaixonado. Confira o passo a passo a seguir!
Confira outras notícias:
Como fazer o tal do pudim de milho-verde
Para começar a receita será precisa fazer uma calda com vinagre, açúcar e água. Coloque tudo em uma forma de pudim após feito e reserve. Já para massa do pudim de milho-verde, bata todos os ingredientes no liquidificador até que o milho esteja totalmente triturado. Caso não tenha um liquidificador, pode usar um triturador comum, o popular mixer.
Tendo a massa pronta, coloque ela em uma forma caramelizada (Caso não saiba fazer calda caramelizada, veja ao final da receita, lá te falo tudo certinho). Seguindo no preparo, é importante passar a massa na peneira, para não ocorrer de ter bagaços do milho-verde na massa. Na sequência coloque no forno para assar pelo período de 50 minutos. Após esse tempo leve para geladeira por 3 horas e após isso estará pronto.
Todos ingredientes necessário para receita de pudim de milho-verde
Para fazer a calda do pudim
- 2 colheres de sopa de vinagre
- ½ xícara de chá de água
- 1 xícara de chá de açúcar
- ½ xícara de chá de água (para ajustar a consistência da calda)
Para massa do pudim
- 2 latinhas de milho ou 600g de milho-verde
- 395g de leite condensado
- 400ml de leite
- 200g de creme de leite
- 4 ovos
- 1 colher de medida comum de amido de milho, pode ser de qualquer marca da sua escolha
Modo de preparo geral
Da calda
- Pegue uma panela de sua escolha e misture o vinagre, com ½ xícara de água e 1 xícara de açúcar.
- Ligue o fogo e espere cozinhar até que comece a dourar, mas cuidado para não queimar.
- Quando você perceber que a calda está em um ponto dourado, coloque mais ½ xícara de água, muito cuidado para não se queimar. Misture bem e cozinhe por mais 5 minutos.
- Despeje a calda diretamente na forma de pudim.
Do pudim
- No liquidificador coloque o milho-verde, juntamente com o leite condensado, creme de leite, os quartos ovos, bem como o amido de milho.
- Bata tudo até perceber que o milho esteja triturado.
- Despeje a massa na forma passando por uma peneira para retirar o bagaço do milho.
- Cubra a forma com papel alumínio e leve para assar em banho-maria em forno pré-aquecido á 200° por 50 minutos.
- Retire do forno, aguarde esfriar e leve para a geladeira por 2 horas.
- Agora é só apreciar a cremosidade desse maravilhoso pudim de milho.
Você também pode gostar de:
Roberta Donatte é formada em gastronomia pelo SENAC São Paulo e especialista em receitas lowcarb, também conhecidas como receitas FIT. Produz conteúdo de receitas culinárias doces e salgadas no Correio do Interior diariamente, bem como no Jornal Região. Também tem materias publicadas no portal Terra na sessão de culinária.