A possibilidade de se criar a Fase Roxa no Plano SP ganhou mais força na manhã desta terça-feira (02), após entrevista de Paulo Menezes, Coordenador do Centro de Contingência contra a Covid-19, na Rádio Bandeirantes. Na manhã de segunda-feira com exclusividade o Correio do Interior destacou o assunto em manchete principal do dia.
Segundo Paulo Menezes, o Centro de Contingência espera uma piora na situação dos casos de covid-19 em algumas cidades do Estado a partir desta semana, tendo assim uma “carta na manga” para evitar o colapso do sistema de Saúde público, junto com o Governo Estadual. A tendência é que todo o Estado passe para a Fase Vermelha na próxima semana, e que a Fase Roxa seja implementada gradativamente em diversas cidades, como Sorocaba, São Roque, Itu, Ibiúna entre outras, conforme apurado e antecipado pelo Correio do Interior, em fontes ligadas ao Governo Estadual.
Ainda não se sabe ao certo como irá funcionar essa nova fase, mas especula-se que ela seja acionada quando uma região apresentar 90% de taxa de ocupação de leitos, ou que apresente grande circulação de pessoas, seja em questão comercial, turismo e pouco falta de fiscalização municipal. Na fase roxa a ser criada, supermercados e farmácias não podem estar em funcionamento, sendo um “pequeno lockdown”
O coordenador ainda revelou que, caso a situação piore mais do que o previsto, irá pedir a suspensão das aulas em escolas e universidades estaduais.
Como foi a entrevista
O pronunciamento de Paulo Menezes foi bastante rápido. Ele começou dizendo que São Paulo irá ter uma nova reclassificação do Plano de flexibilização da quarentena, no dia 5 de março, e a tendência é que aumente o número de regiões na Fase Vermelha.
Sem dar muitos detalhes, Paulo Menezes disse que a Fase Roxa irá restringir o horário de funcionamento dos serviços essenciais, e que isso também será feito na Fase Vermelha.
Entretanto, Paulo Menezes reforçou que o momento vivido por São Paulo não é ”desesperador”, como podemos notar nos demais Estados do Brasil, pois a taxa de internação gira em média de 75%, e com a possibilidade de ampliação de leitos de UTI.
Sobre o lockdown das 23h até às 05h, Paulo Menezes disse que ele poderá ser ampliado, sobretudo com a criação da Fase Roxa, fazendo com que a população permaneça em casa por mais tempo, evitando as aglomerações.
Quais são os serviços essenciais
- Hospitais;
- Clínicas;
- Consultórios Odontológicos;
- Veterinários;
- Supermercados;
- Hipermercados;
- Açougues;
- Padarias;
- Lojas de Suplementos;
- Feiras livres;
- Transportadoras;
- Armazéns;
- Postos de Combustíveis;
- Lojas de Materiais de Construção;
- Lavanderias;
- Serviços de limpeza;
- Hotéis;
- Serviços de Zeladoria;
- Bancos;
- Lotéricas;
- Agência de Suporte Técnico para eletroeletrônicos;
- Delegacias;
- Igrejas e templos religiosos;
- Imprensa;
- Indústrias
Todos os serviços citados podem funcionar normalmente, com capacidade reduzida e respeitando as diretrizes de uso de máscara obrigatório e distanciamento social de 1,5m à 2m.
Gabriel Kazuo Sato se formou em Jornalismo pela ESAMC em 2017 e mesmo sendo portador de deficiência auditiva, visual e facial, nunca deixou que isto atrapalhasse sua dedicação e empenho nas tarefas. Já produziu inúmeras pautas de Esportes, Famosos, Cidades, conteúdo Evergreen, Politica e Saúde. Na faculdade, trabalhou na Agência Bagagem como estagiário no setor de Redação Publicitária.