
Na manhã deste sábado (12/04), a Prefeitura de São Roque fechou uma dos supermercados mais movimentados da cidade, o Leve, localizado na região central da cidade.
Agentes da GCM – Guarda Municipal, juntamente com agentes da Prefeitura, especificamente do setor de planejamento e fiscalização, estiveram no supermercado às 9h da manhã e fecharam o estabelecimento. O motivo, segundo a prefeitura, é que o estabelecimento não tem autorização de funcionamento – AVCB.
Por ora não se sabe quando o supermercado pode voltar a funcionar.
Veja também:
O que é o AVCB de um estabelecimento?
AVCB é a sigla para Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. Trata-se de um documento oficial emitido pelo Corpo de Bombeiros do estado (como o CBPMESP, em São Paulo), que atestam que um imóvel passou por vistoria e cumpre todas as exigências de segurança contra incêndio previstas na legislação.
Esse documento é obrigatório para a maioria dos estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços — especialmente aqueles que recebem público. Também é necessário para conseguir alvarás de funcionamento e licenças da prefeitura.
Para que serve o AVCB?
O AVCB garante que o local:
- Tem equipamentos de combate a incêndio adequados (extintores, hidrantes, etc.);
- Possui saídas de emergência sinalizadas e funcionais;
- Cumpre com normas de segurança elétrica, estrutural e de materiais;
- Oferece condições de segurança para funcionários, clientes e visitantes em caso de incêndio ou emergência.
Quem precisa do AVCB?
- Comércios, empresas, indústrias, escolas, hospitais, igrejas, prédios residenciais com mais de um pavimento ou com áreas comuns;
- Organizadores de eventos temporários (festas, feiras, shows) também precisam de uma versão provisória chamada C.L.C.B. (Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros), dependendo do porte e da estrutura.
Validade
O AVCB tem validade que pode variar entre 1 a 5 anos, dependendo do tipo de ocupação e da legislação estadual vigente. Após esse prazo, deve ser renovado com nova vistoria.
Assuntos do momento:

Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalhou no jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão, na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.