Um levantamento da Prefeitura de Sorocaba, cidade do interior de São Paulo, divulgado no sábado (04), mostra que o número de casos de furto e vandalismo em cemitérios no município aumentou 80%, em comparação ao começo de 2023.
Neste primeiro quadrimestre de 2024, Sorocaba registrou 9 casos de vandalismo em cemitérios municipais, contra 5 casos no ano passado.
Sobretudo, o principal cemitério alvo dos bandidos é o da Saudade, no bairro Além-Linha, onde já houve registro de inúmeras invasões, onde os bandidos levaram decorações de túmulos e ornamentos de portas e lápides.
Vale destacar que o cemitério já conta com monitoramento em tempo real, mas os funcionários do cemitério defendem que o local tenha uma ronda da Guarda Civil Municipal, ou que a Prefeitura contrate mais seguranças para fazer o patrulhamento, principalmente à noite, quando os bandidos agem.
Aliás, esta situação vem revoltando diversos funcionários do cemitério, que ao Jornal Correio do Interior relataram que há até mesmo túmulos que foram vandalizados mais de uma vez e que todo o gasto é repassado para os familiares dos falecidos, que tem que arcar com a reposição dos itens roubados.
Inclusive, eles contaram que o cemitério da Saudade não tem mais recebido muitos visitantes, pois muitos têm medo de frequentar o local, por conta da falta de segurança e para não serem assaltados enquanto visitam seus entes queridos já falecidos.
Em sua defesa, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança Urbana, argumenta que a GCM -Guarda Civil Municipal já está realizando rondas 24h por dia no cemitério da Saudade, bem como nos demais de gestão municipal, além de instalar mais câmeras de segurança.
Por fim, a Prefeitura orienta que os moradores liguem para o telefone 153, da Guarda Civil Municipal, que reparará a denúncia para a Polícia Civil.
Você também pode gostar de:
Gabriel Kazuo Sato se formou em Jornalismo pela ESAMC em 2017 e mesmo sendo portador de deficiência auditiva, visual e facial, nunca deixou que isto atrapalhasse sua dedicação e empenho nas tarefas. Já produziu inúmeras pautas de Esportes, Famosos, Cidades, conteúdo Evergreen, Politica e Saúde. Na faculdade, trabalhou na Agência Bagagem como estagiário no setor de Redação Publicitária.