Após ser bastante pressionado, inclusive ameaçado de morte, por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, o Governador de São Paulo, João Dória (PSDB) anunciou que irá flexibilizar a quarentena, a partir desta quarta-feira (22). As medidas valerão a partir do dia 11 de maio.
A partir do dia 11, os comércios de rua poderão ser reabertos em todo o Estado, porém, deverão seguir normas rígidas para evitar aglomerações de pessoas. O Governo irá avaliar o crescimento da doença no país e no estado até a data estipulada, para decidir como será feita a reabertura.
Uma equipe formada pro médicos, empresários, economistas, epidemiologistas e secretários da área econômica estão fazendo todo o planejamento da reabertura, que será melhor explicado na entrevista coletiva de amanhã. Ainda em maio, o Governo fará uma série de testes em massa, na população do Estado, para saber quem está contaminado, ou não, ou as áreas onde o surto é mais grave.
Em relação ao sistema de Saúde, o governador afirmou que a situação não é grave e o Estado tem condições de hospitalizar todos os doentes. Ainda há mais de mil leitos a serem ocupados no SUS paulista e estão sendo adquiridos mais respiradores e EPIs.
Gabriel Kazuo Sato se formou em Jornalismo pela ESAMC em 2017 e mesmo sendo portador de deficiência auditiva, visual e facial, nunca deixou que isto atrapalhasse sua dedicação e empenho nas tarefas. Já produziu inúmeras pautas de Esportes, Famosos, Cidades, conteúdo Evergreen, Politica e Saúde. Na faculdade, trabalhou na Agência Bagagem como estagiário no setor de Redação Publicitária.