Foi publicado na sexta-feira (26), o edital para a concessão de 92 quilômetros de rodovias do Lote Nova Raposo Tavares.
O projeto prevê investimentos de R$ 7,3 bilhões e a transferência do trecho da Raposo Tavares entre São Paulo e Cotia, hoje administrado pelo Estado, para a iniciativa privada. O projeto, entretanto, tem sido amplamente criticado por associações de moradores e ambientalistas. Ao longo do trecho, serão instalados seis pórticos de pedágio com cobrança eletrônica, inclusive em áreas urbanas. O leilão para definir qual empresa vai realizar o projeto, está marcado para 28 de novembro.
Entre as obras, estão previstas novas faixas na rodovia e a construção de marginais na Raposo, além de túnel, valas e viadutos. Um colegiado de 105 associações de moradores chegou a pedir adiamento da licitação para que o projeto fosse mais discutido.
Um dos argumentos é de que uma das duas audiências públicas foi realizada em Vargem Grande Paulista, cidade que acabou excluída do Nova Raposo e incluída em outro lote rodoviário. Conforme a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), a audiência realizada em Vargem Grande Paulista é válida.
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Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.