Todas as regiões do país estão em alerta para chuvas intensas e tempestades nesta quinta-feira (7/11). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 16 estados e o Distrito Federal permanecem sob aviso ao longo da semana.
Em áreas como o Sul, o nível de alerta é classificado como “Perigo”, com previsão de tempestades de até 100 mm por dia e ventos fortes que podem alcançar velocidades entre 60 km/h e 100 km/h. O estado de São Paulo também está em alerta para tempestades.
O alerta laranja representa “Perigo” para chuvas intensas e tempestades. Nos estados afetados, as chuvas podem variar entre 30 a 60 mm por hora ou de 50 a 100 mm por dia, acompanhadas de ventos intensos de até 100 km/h. Essas condições trazem riscos como queda de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas, afetando especialmente Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Rondônia.
No Sul do estado de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, o alerta de tempestade inclui possibilidade de granizo, chuvas de até 100 mm/dia e ventos de até 100 km/h. Já o alerta amarelo, que indica “perigo potencial”, também prevê chuvas intensas, com volumes de até 50 mm por dia e ventos de até 60 km/h, afetando estados como Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Rio de Janeiro, Maranhão, Piauí e o Distrito Federal.
O Inmet alerta ainda para o risco de quedas de galhos, alagamentos, problemas na rede elétrica e descargas atmosféricas. Em caso de rajadas de vento, a recomendação é evitar abrigo sob árvores, devido ao risco de raios, além de não estacionar próximo a torres de transmissão ou placas e evitar o uso de aparelhos conectados à tomada.
Tendência de Aumento nas Chuvas
De acordo com o Climatempo, o mês de novembro traz um aumento significativo no volume médio de chuvas em várias regiões do Brasil. Com exceções no Norte e parte do Nordeste, a média de precipitação em novembro supera 140 mm, chegando a mais de 180 mm na maior parte do Sul, em áreas do Sudeste, do Centro-Oeste e em estados como Rondônia, Acre, Amazonas, sul do Pará e Tocantins.
No Nordeste, novembro marca o retorno das chuvas regulares no sul do Maranhão, no Piauí e no oeste e sul da Bahia. Porém, em grande parte da região, o tempo permanece seco e quente, com temperaturas frequentemente acima dos 40°C no interior.
Ao longo do mês, pancadas de chuva se tornarão comuns no Centro-Oeste, Sudeste e Sul, em função da combinação de ar quente e úmido com a passagem de frentes frias pela costa, o que aumenta a instabilidade e favorece a ocorrência de chuvas no fim do dia, uma característica típica desta época do ano.
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.