Granizo e ventos: Brasil tem alerta de tempestades nesta quinta-feira

Tempestades-Brasil

Todas as regiões do país estão em alerta para chuvas intensas e tempestades nesta quinta-feira (7/11). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 16 estados e o Distrito Federal permanecem sob aviso ao longo da semana.

Em áreas como o Sul, o nível de alerta é classificado como “Perigo”, com previsão de tempestades de até 100 mm por dia e ventos fortes que podem alcançar velocidades entre 60 km/h e 100 km/h. O estado de São Paulo também está em alerta para tempestades.

O alerta laranja representa “Perigo” para chuvas intensas e tempestades. Nos estados afetados, as chuvas podem variar entre 30 a 60 mm por hora ou de 50 a 100 mm por dia, acompanhadas de ventos intensos de até 100 km/h. Essas condições trazem riscos como queda de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas, afetando especialmente Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Rondônia.

No Sul do estado de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, o alerta de tempestade inclui possibilidade de granizo, chuvas de até 100 mm/dia e ventos de até 100 km/h. Já o alerta amarelo, que indica “perigo potencial”, também prevê chuvas intensas, com volumes de até 50 mm por dia e ventos de até 60 km/h, afetando estados como Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Rio de Janeiro, Maranhão, Piauí e o Distrito Federal.

O Inmet alerta ainda para o risco de quedas de galhos, alagamentos, problemas na rede elétrica e descargas atmosféricas. Em caso de rajadas de vento, a recomendação é evitar abrigo sob árvores, devido ao risco de raios, além de não estacionar próximo a torres de transmissão ou placas e evitar o uso de aparelhos conectados à tomada.

Tendência de Aumento nas Chuvas

De acordo com o Climatempo, o mês de novembro traz um aumento significativo no volume médio de chuvas em várias regiões do Brasil. Com exceções no Norte e parte do Nordeste, a média de precipitação em novembro supera 140 mm, chegando a mais de 180 mm na maior parte do Sul, em áreas do Sudeste, do Centro-Oeste e em estados como Rondônia, Acre, Amazonas, sul do Pará e Tocantins.

No Nordeste, novembro marca o retorno das chuvas regulares no sul do Maranhão, no Piauí e no oeste e sul da Bahia. Porém, em grande parte da região, o tempo permanece seco e quente, com temperaturas frequentemente acima dos 40°C no interior.

Ao longo do mês, pancadas de chuva se tornarão comuns no Centro-Oeste, Sudeste e Sul, em função da combinação de ar quente e úmido com a passagem de frentes frias pela costa, o que aumenta a instabilidade e favorece a ocorrência de chuvas no fim do dia, uma característica típica desta época do ano.