O cantor sertanejo Gusttavo Lima solicitou que plataformas de rastreamento público de voos e aeronaves “ocultem” os trajetos realizados pelo seu jatinho particular.
O pedido foi aceito por sites como “Flight Aware” e “Flight Radar”, duas das plataformas de rastreamento de aviões mais populares no mundo. Agora, ao pesquisar pelo prefixo do jato de Gusttavo Lima, uma mensagem do Flight Aware informa: “Esta aeronave não está disponível para rastreamento público por solicitação do proprietário”.
A solicitação foi feita após o avião de Gusttavo Lima — um jato Gulfstream, ano 2005, com capacidade para 17 passageiros — ser mencionado em uma decisão judicial.
Em setembro, a Justiça de Pernambuco decretou a prisão preventiva do cantor, alegando que ele teria ajudado investigados em um caso de fraude em apostas a escapar da polícia.
O cantor negou envolvimento e recorreu da decisão. O Tribunal de Justiça de Pernambuco, então, revogou a prisão preventiva decretada por uma juíza de primeira instância.
A coluna de Igor Gadelha procurou a assessoria de Gusttavo Lima na quarta-feira (30/10), mas não houve resposta até o momento. O espaço permanece aberto para futuras manifestações.
Embora o jato tenha sido “ocultado” das plataformas públicas, os órgãos oficiais ainda têm acesso aos trajetos da aeronave.
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.