Na noite do último domingo (12), Hackers invadem sistema da Prefeitura de Itu em ataque que comprometeu a integridade de diversos sistemas. Em um momento sensível, coincidente com o início do período eleitoral, o ataque parece ter intenções políticas, afetando diretamente a vida dos mais de 175 mil moradores do município, ao que dito pelo atual Prefeito da cidade, Guilherme Gazzola.
Até o momento, foi confirmado que todos os sistemas hospedados em servidores internos foram corrompidos por um ransomware, um tipo de vírus que sequestra dados. Embora a Prefeitura tenha investido significativamente em segurança digital, os invasores conseguiram atingir diretamente os servidores de hiperconvergência.
Desde o ocorrido, as equipes de tecnologia da Prefeitura, juntamente com as empresas responsáveis pela infraestrutura dos servidores hiperconvergentes HPE Simplivity 380 Gen 10, AMR Mit Quality e HPE Hewlett Packard Enterprise, estão trabalhando sem parar para mitigar os danos e restaurar os sistemas.
Atualmente, um processo de reconstrução do sistema foi iniciado, na tentativa de recuperar os serviços públicos digitais o mais rápido possível. A Prefeitura pede paciência à população, pois, durante esse período, os atendimentos serão realizados de forma manual.
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.