Hackers invadem sistema da Prefeitura de Itu e causam transtornos

Hackers Invadem Sistema Da Prefeitura De Itu E Causam Transtornos

Na noite do último domingo (12), Hackers invadem sistema da Prefeitura de Itu em ataque que comprometeu a integridade de diversos sistemas. Em um momento sensível, coincidente com o início do período eleitoral, o ataque parece ter intenções políticas, afetando diretamente a vida dos mais de 175 mil moradores do município, ao que dito pelo atual Prefeito da cidade, Guilherme Gazzola.

Até o momento, foi confirmado que todos os sistemas hospedados em servidores internos foram corrompidos por um ransomware, um tipo de vírus que sequestra dados. Embora a Prefeitura tenha investido significativamente em segurança digital, os invasores conseguiram atingir diretamente os servidores de hiperconvergência.

Desde o ocorrido, as equipes de tecnologia da Prefeitura, juntamente com as empresas responsáveis pela infraestrutura dos servidores hiperconvergentes HPE Simplivity 380 Gen 10, AMR Mit Quality e HPE Hewlett Packard Enterprise, estão trabalhando sem parar para mitigar os danos e restaurar os sistemas.

Atualmente, um processo de reconstrução do sistema foi iniciado, na tentativa de recuperar os serviços públicos digitais o mais rápido possível. A Prefeitura pede paciência à população, pois, durante esse período, os atendimentos serão realizados de forma manual.