A Prefeitura de Jundiaí, cidade do interior de São Paulo, multou um cidadão por R$ 12 mil por despejar 2 toneladas de lixo na Serra do Japi, principal área de preservação ambiental da cidade.
Segundo agentes de fiscalização ambiental da Prefeitura, o crime ocorreu durante toda a semana passada, onde os fiscais localizaram diversos pontos de lixo dentro da mata nativa.
Em nota ao Jornal Correio do Interior, a Prefeitura de Jundiaí não deu muitos detalhes sobre o suspeito, mas sim que ele trabalha em uma empresa, que também pode ser investigada, caso o infrator diga que cometeu o crime a pedido dela.
Mesmo assim, ele responderá por crime ambiental, conforme a Lei Municipal 2.140/1975, que prevê multas pesadas em caso de danos ao Meio Ambiente.
Além disso, a Prefeitura ainda pediu que a população colabore com a fiscalização, denunciando crimes semelhantes pelo telefone 156, ou pelo aplicativo Jundiaí.
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.