Aproximar artista, obra e público. Esse é o objetivo da exposição vernissage do artista plástico Sanagê Cardoso, que será exposta no badalado Hotel Villa Rossa, em São Roque, interior de São Roque.
Participante do Movimento Teia, que propõe ser um polo de disseminação de arte além das grandes capitais estaduais e centros tradicionais de cultura, o hotel reforça seu compromisso com a arte e a cultura neste mês de outubro. Os hóspedes do Villa Rossa poderão conhecer de perto o escultor neoconcretista durante o vernissage no dia 21 de outubro às 16h30 e apreciar as obras que ficarão expostas no hotel por tempo indeterminado.
“Vejo o evento como um grande elemento de distribuição que veio em boa hora, graças a iniciativa da Regina Helene, que coordena o Movimento Teia. Porque acho fundamental, necessário e importante que as pessoas conheçam os artistas. Consequentemente, elas têm a oportunidade de conhecer melhor o conceito, o desenvolvimento, as especulações e curiosidades sobre o trabalho”, ressaltou Sanagê.
Sob curadoria do jornalista e crítico de arte Oscar D’Ambrosio, a exposição trará ao Villa Rossa as obras “Ilhas Conexas” e “Neoclips” de Sanagê. De forma lúdica, o público poderá interagir e manusear as manivelas das 36 peças laranjas coloridas com pintura eletrostáticas e penduradas por cabos de aço, que compõem o trabalho “Ilhas Conexas”.
Outra obra exposta, por tempo indeterminado, será a “Neoclips”. Com 6 metros de comprimento e 3,5 metros de altura, a escultura desdobra o simples clipe de papel em uma forma surpreendente.
Particularidades de Sanagê
Orientado pelo movimento neoconcretista, que possui Amílcar de Castro como um dos principais nomes, Sanagê vê em seu trabalho duas especificidades principais. A primeira delas é a predominância da cor laranja. Segundo o escultor, a cor apenas traz manifestações positivas em relação a ela, o que torna o processo de estruturação da obra maravilhoso.
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.