A segunda semana de outubro será marcada por um grande volume de chuvas em diversas regiões do Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até a próxima segunda-feira (14/10), o centro-sul do país pode registrar fortes precipitações, com acumulados que podem ultrapassar 100 mm.
A previsão indica que no Centro-Oeste e Sudeste haverá aumento de nebulosidade, com pancadas de chuva, que podem ser intensas, especialmente entre quarta e quinta-feira (9 e 10/10), com possibilidade de queda de granizo. O Inmet explica que essas mudanças estão relacionadas à convergência de umidade na região central do Brasil.
Em algumas áreas, como o norte de Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, há previsão de pancadas de chuva isoladas.
Confira outras notícias:
Previsão de chuva
Pancadas de chuva também podem ocorrer na Região Norte. A combinação de calor e alta umidade irá gerar áreas de instabilidade, com precipitações ao longo da semana, com volumes acima de 50 mm no noroeste do Amazonas.
No Sul, a semana começa com tempestades no Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina, causadas pela atuação de um cavado — correntes de vento em altitude que favorecem a formação de tempestades.
O Nordeste deve enfrentar uma mistura de calor intenso e tempo seco, com chances de pancadas de chuva isoladas em algumas áreas. Além disso, há previsão de ventos costeiros e ventanias no interior da região, principalmente no fim da semana.
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.