O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta alto potencial de tempestades no interior de São Paulo, com início nesta terça-feira (15). As chances de chuva aumentam ao longo da semana.
O alerta foi classificado com a cor amarela, que é o segundo nível em uma escala de três, e tem validade até às 10h desta quarta-feira (16), podendo ser renovado a qualquer momento.
Alerta de perigo potencial para tempestade
De acordo com o comunicado, há possibilidade de chuvas de 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia. Além disso, são esperados ventos fortes, com velocidade entre 40 km/h e 60 km/h.
Segundo o Inmet, apesar de o risco ser considerado baixo, há chances de cortes de energia elétrica, danos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos nas áreas afetadas.
Confira outras notícias:
Quais regiões estão no mapa de alerta para uma nova tempestade?
- Presidente Prudente
- São José do Rio Preto
- Ribeirão Preto
- Araraquara
- Araçatuba
- Marília
- Bauru
- Assis
- São Roque
- Itu
- Mairinque
- Araçariguama
- Osasco
- Indaiatuba
- Campinas
- Salto
- Ibiúna
Previsão de chuva em Sorocaba, São Roque e região
A instabilidade climática pode favorecer a ocorrência de pancadas de chuva em Sorocaba, São Roque e região a partir da tarde desta terça-feira (15), ao que apurado pelo Jornal Correio do Interior em boletins de serviços de meteorologia, pode ocorrer no meio d anoite ou pela madrugada.
No entanto, a previsão meteorológica indica chuvas mais intensas a partir da próxima sexta-feira (18). Para mais detalhes, consulte a previsão estendida.
Como se proteger em meio uma forte tempestade?
Durante um forte temporal, a Defesa Civil do Estado orienta que é essencial tomar medidas de segurança para se proteger. Se estiver em casa, evite o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada e, se possível, desligue-os para evitar danos causados por raios. Mantenha-se longe de janelas e portas de vidro, e procure abrigar-se em cômodos internos.
Se estiver na rua, busque refúgio em locais seguros, como prédios e construções estáveis, evitando áreas abertas, árvores e estruturas metálicas. Em caso de alagamentos, nunca tente atravessar ruas ou avenidas inundadas, pois a força da água pode ser perigosa.
Mantenha-se informado sobre as condições do tempo por meio de fontes confiáveis e siga as orientações das autoridades locais.
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.