O setor de saúde de São Roque, interior de São Paulo, registrou o primeiro caso de morte por dengue. Trata-se de uma jovem de 28 anos.
A informação só foi confirmada pelo painel de monitoramento da dengue, monitoramento feito diretamente pelo Governo Estadual, que analise números e casos dos 645 municípios do Estado.
Estima-se que a Prefeitura de São Roque redobre as medidas de prevenção, bem como o combate aos casos de dengue na cidade.
Confira outras notícias:
Sintomas iniciais da dengue
Conforme a Secretaria de saúde do Estado de São Paulo, os primeiros sintomas começam, em média, cinco dias após a picada do mosquito transmissor do vírus da dengue, o Aedes aegypti – esse período é chamado de incubação. São eles:
- Febre alta (40°C);
- Forte dor de cabeça;
- Dor atrás dos olhos;
- Náusea;
- Vômitos;
- Manchas vermelhas na pele;
Dengue com sinais de alerta
Os sintomas podem se agravar ao fim da primeira semana e ficarem piores em uma pequena fração de pessoas. Estes casos devem ser tratados com atenção porque podem evoluir rapidamente para dengue grave. Os sintomas da dengue com sinais de alerta são:
- Dor abdominal intensa;
- Vômitos persistentes;
- Respiração ofegante;
- Sangramento de mucosas;
- Fadiga;
- Vômito de sangue;
- Desidratação e sensação de boca seca;
- Pele pálida;
- Fraqueza;
- Sonolência;
- Cansaço excessivo;
- Diminuição da temperatura do corpo;
- Aumento repentino do hematócrito (porcentagem de hemácias);
- Queda abrupta de plaquetas;
- Hipotermia.
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.