O Tribunal de Justiça de São Paulo pediu, na noite desta sexta-feira (26), a prisão do prefeito de Sorocaba, cidade do interior de São Paulo, Rodrigo Manga (Republicanos), além do seu secretário de Saúde, por desacato a uma determinação judicial de oferecer tratamento a uma idosa que sofre com um estágio terminal de Alzheimer.
O pedido de prisão do prefeito parte do advogado de defesa da paciente, Neusa Carvalho de Oliveira, 78 anos, que desde o começo do mês espera um tratamento de home care, pois além do Alzheimer, ela contraiu uma forte infecção urinária, além de um quadro de demência.
Segundo ele, a Prefeitura ”está desrespeitando” as medidas judiciais que começaram com multa de R$ 1000,00 por dia e até mesmo cobrando explicações para o não atendimento até o final desta semana.
Além da prisão de Manga e de Cláudio Pompeo, secretário da Saúde, o advogado ainda pede que a Justiça ”sequestre” os valores do tratamento da Prefeitura e ainda pede que ambos sejam indiciados por improbidade administrativa, que pode culminar com a perda dos cargos políticos.
Sobretudo, o advogado relatou ao Correio do Interior que se baseia no decreto 2001 de 1967, da Prefeitura, que prevê pena de 3 meses a 3 anos de prisão para autoridades políticas que deixarem de oferecer serviços essenciais a população, com possibilidade de pena ampliada se as vítimas forem crianças, grávidas ou idosos.
O Correio do Interior tentou entrar em contato com o prefeito e o secretário de saúde e aguarda um posicionamento oficial deles.
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.