Em conversa com o Jornal Correio do Interior, o médico são-roquense Dr. Mauricio Egydio, que trabalha a longevidade de seus pacientes tendo a alimentação como um dos pilares, ele explica que alguns alimentos podem prejudicar o sono e até contribuir para o ganho de peso não intencional. Por isso, o médico orienta evitar comer antes de dormir alguns alimentos, pois eles são estimulantes e calóricos, como:
- Cafeína: encontrada em café, chá-mate e refrigerantes à base de cola;
- Termogênicos: como canela, gengibre e pimenta;
- Açúcares, presentes em doces de forma geral;
- Gorduras artificiais, comumente encontradas em produtos industrializados;
- Frituras, como batata frita e salgadinhos;
- Alimentos calóricos, como pães, massas, pizzas, tortas e salgadinhos industrializados;
- Refeições pesadas, como lasanha e feijoada.
O excesso de líquidos à noite também deve ser evitado, já que pode interromper o sono com idas frequentes ao banheiro. Esses alimentos, além de acelerar o metabolismo, podem estimular o organismo ou demandar mais energia para serem digeridos.
Confira outras notícias:
Comer à noite engorda?
De acordo com uma pesquisa da Universidade de Oregon, comer tarde da noite pode levar ao ganho de peso, pois consumir alimentos calóricos próximo da hora de dormir favorece o acúmulo de energia. O Dr. Steven Shea, autor do estudo, explica:
“Simplesmente não gastamos tanta energia após uma refeição noturna em comparação com as refeições matinais”.
Ele ainda destacou que esse acúmulo de energia e o sono reduzido contribuem para o ganho de peso. A nutricionista Copelli também recomenda evitar alimentos calóricos e gordurosos antes de dormir, como lasanhas, feijoadas e frituras.
Dormir cedo, descansar o suficiente e optar por alimentos de baixa caloria no jantar podem ajudar na perda de peso, conforme a pesquisa indica.
Alimentos para evitar comer antes de dormir
Comer em excesso à noite está relacionado a vários riscos à saúde, como aumento do colesterol, hipertensão, risco de infarto e diabetes. Um estudo da Sociedade Europeia de Cardiologia associou maus hábitos alimentares, como pular o café da manhã e comer tarde, a problemas cardíacos. Pessoas que já tiveram infarto possuem de quatro a cinco vezes mais chances de sofrerem outro episódio ou dores no peito se mantiverem esses costumes.
Além disso, uma pesquisa da Universidade da Pennsylvania sugere que comer tarde da noite está ligado ao ganho de peso não intencional, aumento dos níveis de insulina (relacionado ao diabetes), além de aumento do colesterol e triglicérides, fatores que contribuem para doenças cardíacas.
Uma recomendação para a alimentação noturna é optar por alimentos com baixo teor de carboidratos, proteínas leves e frescas (como peixes), além de vegetais ricos em fibras (verduras e legumes) e pobres em amido.
Dr. Mauricio Egydio
Médico Fisiologista e Ortopedista há 20 anos, atende em São Roque – SP, aplicando a Medicina Integrativa para promover o pleno desenvolvimento da saúde mental e física, proporcionando mais qualidade de vida.
Endereço: Rua Santana, 142, 3º andar, consultório 42, Vila Marques, São Roque – SP.
Instagram: dr_mauricio_egydio Site: www.drmauricioegydio.com.br
Você também pode gostar de:
Com 4 colheres de sopa de açúcar, da para fazer sabão caseiro de coco ótimo para lavar suas roupas e deixar mais cheirosas
Polícia continua na procura de dupla de matou homem com 10 tiros em Alumínio no Jardim Paraíso
Vagas imediatas para Auxiliar de Produção em São Carlos são abertas na fábrica da Vista Foods
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.